Estudo do sistema de cotação eletrônica em uma empresa pública do estado de Minas Gerais

Autores

  • Luciana dos Santos Vieira Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Daniela Meirelles Andrade Universidade Federal de Lavras Professora doutora em administração. Atua nos curso de graduação em administração pública e na pós-graduação em administração e administração pública. Coordenadora do curso de especialização uab em f Gestão pública Municipal.
  • Patricia Aparecida Ferreira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1129

Palavras-chave:

Cotação Eletrônica. Eficiência. Eficácia. Transparência.

Resumo

Pretendeu-se, nesse trabalho, analisar os processos de compras realizados por Cotação Eletrônica (COTEP) numa empresa pública de Minas Gerais na sua unidade localizada no sul do Estado. A pesquisa consistiu na avaliação da eficiência, eficácia e transparência dos processos realizados pela cotação eletrônica. A COTEP é destinada para aquisição de bens e contratação de serviços comuns por dispensa de licitação, com fundamento no inciso II do art. 24 da Lei Federal n.º 8.666, de 21 de junho de 1993 (BRASIL, 2001). Segundo Barbosa (2015) é uma dispensa eletrônica, diferindo-se pelo uso da tecnologia na execução. Esse processo busca a impessoalidade nas contratações, o aumento da competitividade, a maior transparência aos gastos públicos, a redução de custos, a economia de recursos públicos e a racionalização dos procedimentos, além de uma maior agilidade aos processos de dispensa (TCU, 2010). Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa em dados secundários, onde foram analisados dados obtidos pela coleta de 117 processos do COTEP e uma primária de origem qualitativa para analisar dados dos relatórios e a entrevista com o Chefe de Departamento de Suprimentos. Os resultados obtidos elencam a importância dessa nova forma de aquisição, uma vez que trouxe economia dos recursos, rapidez e transparência nos processos de dispensa. No entanto, apesar de os processos terem sido foram eficazes,  houve processos desertos e fracassos, o que indica a necessidade de especialização do setor de compras para suprir tais falhas nos processos. 

Biografia do Autor

Luciana dos Santos Vieira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Departamento de Administração e Economia

Daniela Meirelles Andrade, Universidade Federal de Lavras Professora doutora em administração. Atua nos curso de graduação em administração pública e na pós-graduação em administração e administração pública. Coordenadora do curso de especialização uab em f Gestão pública Municipal.

 Doutora em administração.  Professora dos cursos de graduação em administração pública e na pós-graduação em administração e administração pública da UFL

Patricia Aparecida Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Administração e Economia

Referências

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Publicado

2018-08-21

Como Citar

Vieira, L. dos S., Andrade, D. M., & Ferreira, P. A. (2018). Estudo do sistema de cotação eletrônica em uma empresa pública do estado de Minas Gerais. Revista Gestão & Tecnologia, 18(3), 252–274. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1129

Edição

Seção

RELATO TÉCNICO