Como inserir a gestão do conhecimento na estratégia da empresa?
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2002.v1i1.105Resumo
No contexto mundial atual, as empresas precisam implementar continuamente inovações, tecnológicas e gerenciais, para garantirem a capacidade de competir e sobreviver no mercado globalizado. A chamada sociedade do conhecimento tem exigido uma atuação pro ativa por parte da direção das empresas, como forma de inserir a gestão do conhecimento na estratégia das mesmas. Entretanto esta inserção nem sempre é de fácil implementação, os resultados não são obtidos em curto prazo e os funcionários não estão geralmente preparados para as mudanças necessárias. Este artigo descreve um caso de programa de gestão do conhecimento implementado pela PRECON Industrial, empresa do setor de construção civil, localizada em Minas Gerais. O programa foi proposto pela alta administração da empresa, em parceria com o setor de recursos humanos. É descrita a forma de inserção deste programa na estratégia desta empresa e são analisadas as contribuições do programa para as etapas de geração, aquisição, compartilhamento e registro do conhecimento. São feitas considerações sobre as mudanças introduzidas na gestão dos recursos humanos, visando colocar as pessoas no coração da estratégia empresarial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.