Divisionalização e Contabilidade por Responsabilidade em Operações Comerciais e de Serviços

Autores

  • Rosemeire Sbors
  • Joice Denise Schafer Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Valdirene Gasparetto Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i1.1002

Resumo

 

Este trabalho tem o objetivo de discutir divisionalização e contabilidade por responsabilidade em operações comerciais e de serviços, a partir da análise do caso de uma empresa do segmento de materiais de construção e máquinas e ferramentas, especificamente buscando avaliar a delegação de autoridade e responsabilidades da empresa, identificar os centros de responsabilidade para a organização, e sugerir indicadores de desempenho para os centros de responsabilidade identificados. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e observação não participante, foi elaborada proposta de divisionalização em centros de responsabilidade. Observou-se que a contabilidade por responsabilidade pode auxiliar a empresa a melhorar a gestão, aprimorando a definição de responsabilidades para as áreas e gestores das divisões descentralizadas, e fazendo com que a tomada de decisão da empresa seja fundamentada em informações de cada área, a partir da autonomia para tomada de decisões e responsabilidade delegadas aos gestores.

Biografia do Autor

Rosemeire Sbors


Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina

Joice Denise Schafer, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2017-04-27

Como Citar

Sbors, R., Schafer, J. D., & Gasparetto, V. (2017). Divisionalização e Contabilidade por Responsabilidade em Operações Comerciais e de Serviços. Revista Gestão & Tecnologia, 17(1), 232–257. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i1.1002

Edição

Seção

ARTIGO