Dimensões de Consciência dos Consumidores no Processo de Reciclagem do Lixo Eletrônico (E-WASTE)

Autores/as

  • Fernando Antonio de Melo Pereira Universidade de São Paulo
  • Sofia Batista Ferraz Universidade de São Paulo
  • Silvye Ane Massaini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i3.699

Palabras clave:

E-waste, tecnologia, consumo verde

Resumen

O crescente uso de artigos tecnológicos trouxe um novo tipo de lixo para o meio ambiente, os lixos eletroeletrônicos (e-waste) e o questionamento do que fazer com ele. Este estudo objetivou analisar as dimensões que compõem o comportamento de consumo de produtos eletrônicos e a relação com o nível de consciência no processo de reciclagem por alunos graduandos em Administração enquanto consumidores e futuros gestores. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com 166 respondentes, com uso de técnicas de análise multivariada, com análise fatorial exploratória, análise de conglomerados e análise discriminante. Foram identificadas cinco dimensões que explicam a prática da reciclagem do e-waste: ações estratégicas das empresas, benefícios gerados pela reciclagem, barreiras para a prática da reciclagem, presença de pontos de reciclagem e motivação em reciclar. Concluiu-se que a consciência acerca do e-waste é compreendida de diferentes formas e que, apesar da contribuição ser uma medida socialmente aceita, é pouco praticada.

Biografía del autor/a

Fernando Antonio de Melo Pereira, Universidade de São Paulo

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo (USP).

Sofia Batista Ferraz, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração da Universidade de São Paulo (USP)

Silvye Ane Massaini, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo (USP)

Citas

Carpanez, J. Saiba o que fazer na hora de descartar seu eletrônico usado. Disponível em <http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,mul615099-6174,00-saiba+o+que+fazer+na+hora+de+descartar+seu+eletronico+usado.html>. Acesso em 03 de dezembro de 2012.

Celinski, T. M.; et al. (2011), Perspectivas para reuso e reciclagem do lixo eletrônico. Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, (2).

Cherobino, V. TI Verde: como reduzir gasto de energia e resíduos em PCs? Computerworld, 2007. Disponível em <http://migre.me/7u3fK>. Acesso em 05 de novembro de 2012.

Chung, S. S., Lau, K. Y., & Zhang, C. Generation of and Control Measures for, Ewaste in Hong Kong. Waste Management. v. 31, p. 544-554, 2011.

Corrar, L. J., Paulo. E., & Dias Filho, J. M. (2007). Análise Multivariada para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras: São Paulo: Atlas.

Davis, G., & Herat, S. (2008). Eletronic waste: The local government perspective in Queensland, Australia. Resources, Conservation and Recycling. (52), 1031-1039.

Dias, V. USP utilizará micros ambientalmente sustentáveis e com "selo verde". Disponível em <http://www.usp.br/agen/UOLnoticia.php?codntc=22086&codnucjrn=4>. Acesso em 15 de novembro de 2011.

Dias, R. (2008). Marketing ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. São Paulo: Atlas.

Faul, F. et al. (2007). G*Power 3: A flexible power analysis program for the social, behavioral, and biomedical sciences. Behavior Research Methods. 39(2), 175-191.

Fávero, L. P., Belfiore, P., Silva, F. L., & Chan, B. L. (2009). Análise de Dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Campus.

Freitas, R. F. de. Veja onde descartar objetos obsoletos, como celulares e lâmpadas. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/925015-veja-onde-descartar-objetos-obsoletos-como-celulares-e-lampadas.shtml>. Acesso em 06 de novembro de 2012.

Gonçalves-Dias, S. L. F., & Moura, C. (2007). Consumo Sustentável: Muito Além do Consumo “Verde”. In: XXXI Enanpad - Encontro dos programas de pós-graduação em Administração, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXXI Enanpad.

GREENPEACE(a). Greener Eletronics. Disponível em <http://www.greenpeace.org/international/campaigns/toxics/electronics>. Acesso em 09 de novembro de 2012.

_________________________(c). Where does e-waste end up? Disponível em <http://www.greenpeace.org/international/campaigns/toxics/electronics/where-does-e-waste-end-up>. Acesso em 09 de novembro de 2012.

Hair, J. F. Jr.; Anderson, R. E.; Tathan, R. L.; Black, W. C. (2009). Análise Multivariada de Dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman.

Kahhat, R., Kim, J., Xu, M., Allenby, B., Williams, E. & Zhang, P. (2008). Exploring e-waste management systems in the United States. Resources, Conservation and Recycling. (52), 955-964.

Kinnear, T. C, Taylor, J. R & Ahmed, S.A. (1974). Ecologically concerned consumers: who they are? Journal of Marketing, (38), 20-24.

Kotler, P., & Keller, K. (2006). Administração de Marketing (12 Ed). São Paulo: Prentice Hall.

Leite, P. R., Lavez, N., & Souza, V. (2009). Fatores da logística reversa que influem no reaproveitamento do “lixo eletrônico”–um estudo no setor de informática. Anais do SIMPOI.

Mayr, S. et al. (2007). A short tutorial of G*Power. Tutorials in Quantitative Methods for Psychology. 3(2), 51-59.

Maleshefski, T. (2006). It Planner 5 Steps To Green IT. Eweek, 24(32), 40-46.

Mostafa, M. M. (2006). Antecedents of Egyptian Consumers' Green Purchase Intentions'. Journal of International Consumer Marketing, 19(2), 97-126, 2006.

Porter, M. E. (1999). Competição – on competition: estratégias competitivas essenciais. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus.

Ottman, J. (1993). Marketing Verde: desafios e oportunidades para a nova era do marketing. São Paulo, Makron Books.

Portilho, F. (2005). Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez.

Roberts, J. A. (1993). Sex differences in socially responsible consumers' behavior. Psychological Reports, (73), 139–148.

Robinson, B. H. (2009). E-waste: An assessment of global production and environmental impacts. Science of The Total Environment, 408(2).

Rodrigues, Â. C. (2007). Impactos socioambientais dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos: estudo da cadeia pós-consumo no Brasil. Tese de Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.

Saphores, J. D. M., Nixon, H., Ogunseitan, O. A., & Shapiro, A. A. (2009). How much e-waste is there in US basements and attics? Results from a national survey. Journal of Environmental Management, (90), 3322-3331.

Seroa Da Motta, R. (2002). Social and economic aspects of CDM options in Brazil. In: BARANZINI, A.; BUERGENMEIER, B. (Eds.). Climate change: issues and opportunities for developing countries, special issue. International Journal of Global Environmental Issues, 2 (3/4).

SBRT – Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas. Descarte de peças obsoletas de computadores. São Paulo, 2006. Disponível em <http://sbrtv1.ibict.br/upload/sbrt3705.pdf?PHPSESSID=8c7214d178f13a69f57eda26c09db02e>. Acesso em 02 de dezembro de 2012.

Turban, E., Mclean, E. & Wetherbe, J. (2004). Tecnologia da informação para gestão (3. ed). Porto Alegre: Bookmam.

Wang, Z., Zhang, B., Yin, J. & Zhang, X. (2011). Willingness and behavior towards e-waste recycling for residents in Beijing city. Journal of Cleaner Production, (19), 977-984.

Webster JR., F.E. (1975). Determining the characteristics of the socially conscious consumer. Journal of Consumer Research, 2(3), 188-196.

Widmer, R.; Krapf, H. O.; Khetriwal, D. S.; Schnellmann, M.; Boni, H. Global perspectives on e-waste. Environmental Impact Assessment Review. v. 25, p. 436-458, 2005.

Publicado

2014-12-10

Cómo citar

Pereira, F. A. de M., Ferraz, S. B., & Massaini, S. A. (2014). Dimensões de Consciência dos Consumidores no Processo de Reciclagem do Lixo Eletrônico (E-WASTE). Revista Gestão & Tecnologia, 14(3), 177–202. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i3.699