Indução de Inovações em Serviços: Qual o Papel das Compras Governamentais?

Autores/as

  • Marina Figueiredo Moreira Universidade de Brasília - UnB
  • Eduardo Raupp de Vargas CESS/COPPEAD/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i2.661

Palabras clave:

Inovação, Gestão, Serviços

Resumen

Este estudo tem por objetivo investigar a relação entre a prestação de serviços de software ao governo federal e o surgimento de inovações nas empresas desenvolvedoras. Adota-se uma abordagem integradora para o estudo da inovação em economias de serviços e utiliza-se o Chain-Linked Model como modelo para a compreensão do processo de indução. Tem-se um estudo de casos múltiplos, com dez unidades de análise. Coletam-se dados por entrevistas semi-estruturadas com profissionais de perfis estratégico e técnico identificando inovações em três momentos: pré-venda, prestação de serviços e pós-venda. Utiliza-se codificação temática para a construção de categorias para a análise dos dados coletados. Os resultados apontam surgimento de inovações apesar da não intencionalidade em sua indução. As soluções inovadoras desenvolvidas mostram-se mais voltadas ao atendimento a parâmetros burocráticos que à obtenção de benefício econômico, o que restringe sua difusão no mercado e limita sua aplicação à esfera governamental.

 

Palavras-chave: Inovação em serviços; Compras governamentais; Compras para a inovação; Indução de inovações; Serviços de software.

Biografía del autor/a

Marina Figueiredo Moreira, Universidade de Brasília - UnB

PHD em Sciences de Gestion pela Université Aix-Marseille (França). Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília - UnB. Professora Adjunta do Departamento de Administração da UnB. Membro da RESER - European Association for Research on Services. Líder do LinSe - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inovação e Serviços na Universidade de Brasília. Tem pesquisas relacionadas a Inovação, Inovação em Serviços, Inovação em Software, Políticas Públicas para Inovação, Compras Governamentais para a Inovação e Mudança e Inovação em Serviços.

Eduardo Raupp de Vargas, CESS/COPPEAD/UFRJ

Possui graduação em Ciências Econômicas (1994), Especialização em Economia Política (2000), Mestrado (2002) e Doutorado em Administração (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Doutorado em Administração (2014) pelo COPPEAD/UFRJ. O Doutorado foi realizado em cotutela com a Université des Sciences et Technologies de Lille, França, obtendo o título de Doutor em Economia Industrial pela universidade francesa. É professor-adjunto da Universidade de Brasília, onde atua no Departamento de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração da FACE/UnB. Foi professor-visitante da Université Paul Cézanne (Aix-Mairseille 3), em Aix-en-Provence, França. Na gestão da Universidade de Brasília atuou como chefe do Departamento de Administração (2008-2011), Decano (Pró-Reitor) de Assuntos Comunitários e de Administração e Finanças (2011-2012) Seu principal tema de pesquisa é a Inovação em Serviços e o papel dos Serviços no Sistema de Inovação. Decorrem desta temática pesquisas sobre diversos ramos dos serviços, públicos e privados, com destaque para os serviços hospitalares, além de investigações sobre modelos de gestão da inovação em serviços e sobre as políticas públicas voltadas para a inovação e para o setor de serviços. Leciona disciplinas na área de Gestão da Inovação e Inovação em Serviços (públicos e privados). É pesquisador do CESS/COPPEAD/UFRJ.

Citas

Referências

European Commission. (2005). Public procurement for research and innovation: Developing procurement practices favourable to R&D and innovation. Brussels.

Fernandes, A., Balestro, M. & Motta, A. (2004). O arranjo produtivo local de software do Distrito Federal. Relatório de Atividades da Expansão da RedeSist. Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ).

Fraunhofer – Institute Systems and Innovation Research. (2005). Innovation and public procurement - review of issues at stake. Study for the European Commission - Fraunhofer Institute for Systems and Innovation Research. Germany.

Gadrey, J. (2001). Emprego, produtividade e avaliação do desempenho dos serviços. In: Salerno, M. (org). Relação de serviço: produção e avaliação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, p. 23-65.

Gallouj, F. (2002). Innovation in the service economy: the new wealth of nations. Cheltenham: Edward Elgar.

Godin, B. (2006). The linear model of innovation: the historical construction of an analytical framework. Science, Technology, & Human Values, Volume 31 - number 6, November. p. 639-667.

Kline, S. & Rosenberg, N. (1986). An overview of innovation. In: Landau, R. & Rosenberg, N. (eds.). The positive sum strategy. National Academy Press, Washington. p. 275 - 306.

Kon, Anita. (2004). Economia de serviços: teoria e evolução no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Campus.

Loader, K. (2007). The challenge of competitive procurement: value for money versus small business support. Public Money & Management. November.

McCrudden, C. (2004). Using public procurement to achieve social outcomes. Natural Resources Forum, 28. p. 257–267.

Moreira, M. & Vargas, E. (2009). O papel das compras governamentais na indução de inovações. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, v. 12, P. 35-43.

Roselino, J. (1998). Uma análise das potencialidades da atividade de software no Brasil à luz das práticas concorrências no setor. Dissertação (mestrado). Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Campinas.

Schumpeter, J. (1982). Teoria do desenvolvimento econômico. Editora Fundo de Cultura, Rio de Janeiro.

_____. (1975). Capitalism, socialism and democracy. New York: Harper Perennial.

Steinmueller, W. (2004). The European software sectoral system of innovation. In: Malerba, F. (Ed). Sectoral systems of innovation: concepts, issues and analyses of six major sectors in Europe. Cambridge: Cambridge University Press. p. 193-242.

Steinmueller, W. (1995). The U.S. software industry: An Analysis and Interpretive History. MERIT – Maastricht Economic Research Institute on Innovation and Technology, 1995.

Vargas, E. & Zawislak, P. Inovação em serviços no paradigma da economia do aprendizado: a pertinência de uma dimensão espacial na abordagem dos sistemas de inovação. Revista de Administração Contemporânea. ANPAD, Curitiba, v. 10, n. 1, 2006. p. 139-159.

Viotti, E. & Macedo, M. (2003). Indicadores de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp.

Publicado

2015-10-06

Cómo citar

Moreira, M. F., & de Vargas, E. R. (2015). Indução de Inovações em Serviços: Qual o Papel das Compras Governamentais?. Revista Gestão & Tecnologia, 15(2), 186–210. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i2.661