Indução de Inovações em Serviços: Qual o Papel das Compras Governamentais?
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i2.661Palabras clave:
Inovação, Gestão, ServiçosResumen
Este estudo tem por objetivo investigar a relação entre a prestação de serviços de software ao governo federal e o surgimento de inovações nas empresas desenvolvedoras. Adota-se uma abordagem integradora para o estudo da inovação em economias de serviços e utiliza-se o Chain-Linked Model como modelo para a compreensão do processo de indução. Tem-se um estudo de casos múltiplos, com dez unidades de análise. Coletam-se dados por entrevistas semi-estruturadas com profissionais de perfis estratégico e técnico identificando inovações em três momentos: pré-venda, prestação de serviços e pós-venda. Utiliza-se codificação temática para a construção de categorias para a análise dos dados coletados. Os resultados apontam surgimento de inovações apesar da não intencionalidade em sua indução. As soluções inovadoras desenvolvidas mostram-se mais voltadas ao atendimento a parâmetros burocráticos que à obtenção de benefício econômico, o que restringe sua difusão no mercado e limita sua aplicação à esfera governamental.
Palavras-chave: Inovação em serviços; Compras governamentais; Compras para a inovação; Indução de inovações; Serviços de software.
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