Contribuições da Inovação Aberta para uma Empresa de Comunicação

Autores/as

  • Breno Eustáquio Silva Fundação Pedro Leopoldo
  • Jorge Tadeu de Ramos Neves Fundação Pedro Leopoldo
  • Maria Celeste Reis Lobo Vasconcelos
  • Carlos Alberto Ávila Araújo

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i2.571

Palabras clave:

Gestão, Tecnologia, Gestão da Inovação, Inovação Aberta

Resumen

A Inovação é elemento chave para uma gestão estratégica eficaz. Entretanto, o modelo fechado não mais satisfaz às necessidades dos gestores. Partindo dessa premissa é que se faz emergente o modelo da Inovação Aberta, técnica que consiste em abrir espaço para que os stakeholders participem do processo de inovação contribuindo com ideias e sugestões. Neste artigo é apresentado o caso do Jornal A Notícia Regional Ltda, da cidade de João Monlevade (MG), que se vê diante do desafio de inovar para aprimorar seu produto. Para isso, foram testadas plataformas de colaboração, como a rede social Facebook, bem como promovido um grupo focal e analisados três jornais de expressão no Brasil. Entre os resultados observados, destaca-se o uso da Inovação Aberta como suporte adequado à Gestão da Inovação da empresa, que deve promover mudanças como inserção de mais colunas de opinião e convergência do impresso com as mídias digitais. 

Biografía del autor/a

Breno Eustáquio Silva, Fundação Pedro Leopoldo

Professor mestre em Administração pela Fundação Pedro Lepoldo.

Atua na Faculdade Comunitária de João Monlevade, desde 2006. 

 

Atualmente leciona nos cursos de Administração, Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis. 

 

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (IES/Funcec - 2005)

 

Especialista em Criação e Produção em Mídia Eletrônica - Rádio e TV (Uni-BH - 2006)

 

Especialista em Gestão Organizacional (IES/Funcec - 2010)

Jorge Tadeu de Ramos Neves, Fundação Pedro Leopoldo

Citas

BESSANT, John. TIDD, Joe. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

BESSANT, John. TIDD , Joe. PAVIT, Keith. Gestão da Inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede – A era da informação: economia,

sociedade e cultura. Vol. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

CHESBROUGH, Henry. Inovação Aberta: como criar e lucrar com a tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2012.

COLLIS, Jill. HUSSEY, Roger. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós graduação. 2ªed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

DAVILA, Tony. EPSTEIN, Marc J. SHELTON, Robert D. As regras da Inovação: como gerenciar, como medir e como lucrar. Porto Alegre: Bookman, 2007.

DORNELLES, Beatriz. O futuro do jornal. Revista FAMECOS, nº 40, Porto Alegre: 2009.

ESTADO DE S. PAULO. ''Super Notícia'' é o maior jornal do País. Disponível em <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,super-noticia-e-o-maior-jornal-do-pais,672901,0.htm >. Acesso em 7 nov. 2012

FRANCISCATO, Carlos Eduardo. Uma proposta de incorporação dos estudos sobre inovação nas pesquisas em jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia. Ano VII, nº1, Janeiro a Junho de 2010. Blumenau: 2010. Disponível em <http://www.periodicos. ufsc.br/index.php/jornalismo>. Acesso em 15 de junho de 2012.

FOLHA DE S. PAULO. Conheça a Folha de São Paulo. Disponível em <http://www1.folha.uol. com.br/institucional/circulacao.shtml>. Acesso em 8 de nov. de 2012.

______. "Jornal do Brasil" faz 110 anos e começa nova fase. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u18224.shtml>. Acesso em 8 de nov. de 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO (IVC). Auditoria em Circulação de Jornais Brasileiros. Disponível em <http://www.ivcbrasil.org.br/iPesquisas Estudos.asp>. Acesso em 7 de nov. de 2012.

KAMEL, Ali. Vida longa para os jornais impressos. Depoimento durante o 3º Congresso Internacional do Jornalismo de Língua Portuguesa, em Lisboa, em abril de 2001. Disponível em <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/cadernos/ do2005b1.htm>. Acesso em 25 de maio de 2012.

KUHN, Thomas. Structure of Scientic Revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1962

LINDERGAARD, Stefan. A revolução da inovação aberta: a chave da nova competitividade nos negócios. São Paulo: Évora, 2011.

MAGALHÃES, Marcos Felipe. Inovando para Durar. In: TERRA, José Cláudio Cyrineu (Org.). Inovação: quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.

MANUAL DE OSLO. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Publicação conjunta da OCDE e Eurostat. Versão Brasileira: Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Tradução de Flávia Gouveia. 3.ed. 2005. 184p. Disponível em <http://www.oei.es/salactsi/oslo2.pdf>. Acesso em 25 de maio de 2012.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.

PINCHOT, Gifford. PELLMAN, Ron. Intraempreendedorismo na Prática: um guia de inovação nos negócios. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

SAKAR, Soumodip. Inovação: metamorfoses, empreendedorismo e resultados. In: TERRA, José Cláudio Cyrineu (Org.). Inovação: quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.

SCHUMPETER, Joseph Alois. The Theory of Economic Development. Cambridge, Massachusetts. Harvard University Press, 1934. In.: MANUAL DE OSLO. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Publicação conjunta da OCDE e Eurostat. Versão Brasileira: Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Tradução de Flávia Gouveia. 3.ed. 2005. 184p. Disponível em <http://www.oei.es/ salactsi/oslo2.pdf>. Acesso em 25 de maio de 2012.

SILVA, Leonardo Gonçalves Rodrigues da. Um modelo para tomada de decisão visando a implantação da inovação aberta nas empresas: uma abordagem da engenharia ontológica. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, Paraná, 2009.

TERRA, José Cláudio Cyrineu (Org.). Inovação: quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.

______. Inovação Aberta – Parte 1. Som. Color. 2011. Vídeo da Biblioteca Terra Fórum. Disponível em <http://biblioteca.terraforum.com.br/Lists/Videos/DispForm. aspx?ID= 194>. Acesso em 9 de junho de 2012.

TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Publicado

2013-08-28

Cómo citar

Silva, B. E., Neves, J. T. de R., Reis Lobo Vasconcelos, M. C., & Ávila Araújo, C. A. (2013). Contribuições da Inovação Aberta para uma Empresa de Comunicação. Revista Gestão & Tecnologia, 13(2), 222–246. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i2.571