Contribuições da Inovação Aberta para uma Empresa de Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i2.571Palabras clave:
Gestão, Tecnologia, Gestão da Inovação, Inovação AbertaResumen
A Inovação é elemento chave para uma gestão estratégica eficaz. Entretanto, o modelo fechado não mais satisfaz às necessidades dos gestores. Partindo dessa premissa é que se faz emergente o modelo da Inovação Aberta, técnica que consiste em abrir espaço para que os stakeholders participem do processo de inovação contribuindo com ideias e sugestões. Neste artigo é apresentado o caso do Jornal A Notícia Regional Ltda, da cidade de João Monlevade (MG), que se vê diante do desafio de inovar para aprimorar seu produto. Para isso, foram testadas plataformas de colaboração, como a rede social Facebook, bem como promovido um grupo focal e analisados três jornais de expressão no Brasil. Entre os resultados observados, destaca-se o uso da Inovação Aberta como suporte adequado à Gestão da Inovação da empresa, que deve promover mudanças como inserção de mais colunas de opinião e convergência do impresso com as mídias digitais.
Citas
BESSANT, John. TIDD, Joe. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BESSANT, John. TIDD , Joe. PAVIT, Keith. Gestão da Inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede – A era da informação: economia,
sociedade e cultura. Vol. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
CHESBROUGH, Henry. Inovação Aberta: como criar e lucrar com a tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2012.
COLLIS, Jill. HUSSEY, Roger. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós graduação. 2ªed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DAVILA, Tony. EPSTEIN, Marc J. SHELTON, Robert D. As regras da Inovação: como gerenciar, como medir e como lucrar. Porto Alegre: Bookman, 2007.
DORNELLES, Beatriz. O futuro do jornal. Revista FAMECOS, nº 40, Porto Alegre: 2009.
ESTADO DE S. PAULO. ''Super Notícia'' é o maior jornal do País. Disponível em <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,super-noticia-e-o-maior-jornal-do-pais,672901,0.htm >. Acesso em 7 nov. 2012
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. Uma proposta de incorporação dos estudos sobre inovação nas pesquisas em jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia. Ano VII, nº1, Janeiro a Junho de 2010. Blumenau: 2010. Disponível em <http://www.periodicos. ufsc.br/index.php/jornalismo>. Acesso em 15 de junho de 2012.
FOLHA DE S. PAULO. Conheça a Folha de São Paulo. Disponível em <http://www1.folha.uol. com.br/institucional/circulacao.shtml>. Acesso em 8 de nov. de 2012.
______. "Jornal do Brasil" faz 110 anos e começa nova fase. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u18224.shtml>. Acesso em 8 de nov. de 2012.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.
INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO (IVC). Auditoria em Circulação de Jornais Brasileiros. Disponível em <http://www.ivcbrasil.org.br/iPesquisas Estudos.asp>. Acesso em 7 de nov. de 2012.
KAMEL, Ali. Vida longa para os jornais impressos. Depoimento durante o 3º Congresso Internacional do Jornalismo de Língua Portuguesa, em Lisboa, em abril de 2001. Disponível em <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/cadernos/ do2005b1.htm>. Acesso em 25 de maio de 2012.
KUHN, Thomas. Structure of Scientic Revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1962
LINDERGAARD, Stefan. A revolução da inovação aberta: a chave da nova competitividade nos negócios. São Paulo: Évora, 2011.
MAGALHÃES, Marcos Felipe. Inovando para Durar. In: TERRA, José Cláudio Cyrineu (Org.). Inovação: quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.
MANUAL DE OSLO. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Publicação conjunta da OCDE e Eurostat. Versão Brasileira: Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Tradução de Flávia Gouveia. 3.ed. 2005. 184p. Disponível em <http://www.oei.es/salactsi/oslo2.pdf>. Acesso em 25 de maio de 2012.
MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.
PINCHOT, Gifford. PELLMAN, Ron. Intraempreendedorismo na Prática: um guia de inovação nos negócios. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
SAKAR, Soumodip. Inovação: metamorfoses, empreendedorismo e resultados. In: TERRA, José Cláudio Cyrineu (Org.). Inovação: quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.
SCHUMPETER, Joseph Alois. The Theory of Economic Development. Cambridge, Massachusetts. Harvard University Press, 1934. In.: MANUAL DE OSLO. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Publicação conjunta da OCDE e Eurostat. Versão Brasileira: Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Tradução de Flávia Gouveia. 3.ed. 2005. 184p. Disponível em <http://www.oei.es/ salactsi/oslo2.pdf>. Acesso em 25 de maio de 2012.
SILVA, Leonardo Gonçalves Rodrigues da. Um modelo para tomada de decisão visando a implantação da inovação aberta nas empresas: uma abordagem da engenharia ontológica. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, Paraná, 2009.
TERRA, José Cláudio Cyrineu (Org.). Inovação: quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.
______. Inovação Aberta – Parte 1. Som. Color. 2011. Vídeo da Biblioteca Terra Fórum. Disponível em <http://biblioteca.terraforum.com.br/Lists/Videos/DispForm. aspx?ID= 194>. Acesso em 9 de junho de 2012.
TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Revista Gestão & Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.