Competências Gerenciais na área de Tecnologia de Informação: um estudo com gestores de empresas localizadas no Triângulo Mineiro
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i1.484Palabras clave:
Competências profissionais, Competências gerenciais, Gerentes, Tecnologia de InformaçãoResumen
Diante das diferenciadas demandas a que os gestores estão submetidos, das peculiaridades do setor de tecnologia de informação (TI) e das dificuldades em torno da formação, do desenvolvimento e da externalização das suas competências profissionais, este artigo teve como objetivo descrever como se encontram configuradas as competências gerenciais de gestores da área de TI em organizações situadas no Triângulo Mineiro, na ótica deles próprios, segundo modelo de Quinn et al. (2003). Foi realizada uma pesquisa em diversas empresas privadas localizadas na região do Triângulo Mineiro (MG), descritiva e com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários, respondidos por 27 gestores de TI, cujos dados foram tabulados estatisticamente. Destaca-se o fato de que os gestores de TI, na sua ótica, apontaram médias de performance real acima do que eles consideram ser exigido pelas empresas onde trabalham. Finalizando, apresentaram-se as limitações da pesquisa e as sugestões para investigações futuras.Citas
Alves-Mazzotti, A. J., & Gewandsznajder, F. (2001) O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Andrade, M. M. (1993) Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico. São Paulo: Atlas.
Antonello, C. S. (2005) A metamorfose da Aprendizagem Organizacional: uma visão crítica. In R. Ruas, C. B. Antonello, & L. H. Boff. Aprendizagem organizacional e Competências: Os novos horizontes da Gestão (pp. 12-33). São Paulo, Bookman.
Boyatzis, R. E. (1982) The Competent Management: A Model for Effective Performance. New York: Wiley & Sons.
Castro, E. B., & Sá, M. A. D. (2002) Habilidades, competências, valores e atitudes - um perfil para o profissional de computação e informática. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Florianópolis, Brasil, 22.
Cerioni, T. A. Quatro faces de um líder. Carreira-Revista Eletrônica. Recuperado em 18 abril, 2012, de:
http://cio.uol.com.br/carreira/2007/03/15/idgnoticia.2007-03-15.7185945135.
Cheetham, G., & Chivers, G. (2000). A New Look at Competent Professional Practice. Journal of European Industrial Training, 24(7), 374-383.
Cheetham, G., & Chivers, G. (1998). The Reflective (and Competent) Practioner: a model of professional competence which seeks to harmonise the reflective practioner and competence-based approaches. Journal of European Industrial Training, 22(7), 267-276.
Cheetham, G., & Chivers, G. (1996). Towards a Holistic Model of Professional Competence. Journal of European Industrial Training, 20(5), 20-30.
Collis, J., & Hussey, R. (2005) Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Porto Alegre: Bookman.
Davel, E., & Melo, M. C. O. L. (2005) Singularidades e Transformações no Trabalho dos Gerentes. In E. Davel, & M. C. O. L. Melo. Gerência em Ação (pp. 29-65). Rio de Janeiro: FGV.
Dias, H. C. V. B. (2009). Competências do enfermeiro: um estudo em um hospital privado de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado em Administração, Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Dias, H. C. V. B., & Paiva, K. C. M. (2011) Competências do enfermeiro: estudo em um hospital privado. Revista Brasileira de Enfermagem, REBEN, 64(3), 511-520.
Fernandes, A. C. B. C. (2012). Competências Gerenciais de Enfermeiros de uma Instituição Hospitalar de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado em Administração, Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fernandes, A. A., & Teixeira, D. S. (2004) Fábrica de Software: Implantação e gestão de operações. São Paulo: Atlas.
Fruet, H. E., & Mansur, A. (2005). A nova geração conectada. Revista Época, 376, 106-112.
Godoy, A. S. (1995) Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, RAE, 35(2), 57-63.
Goulart, C. (2006) Letramento e modos de ser letrado: discutindo as bases teórico-metodológicas de um estudo. Revista Brasileira de Educação, 11(33), 450-460.
Greenemeier, L. (2007) Inimigo íntimo. Revista Information Week Brasil, 8(175), 44-48.
Hamel, G., & Prahalad, C. K. (1990) The Core Competence of the Corporation. Harvard Business Review, 68(3), 79-91.
Laguna, G.; Oliveira, L. R. (2006) Fatores críticos de sucesso para alinhamento de Objetivos de negócios e TI. Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, SEGeT, Resende, Brasil, 3. Recuperado em 26 outubro, 2012, de: http://ww.aedb.br/seget/artigos06/961_FCS.pdf.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2003) Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas.
Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (1999) Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: LTC.
Levy-Leboyer , C. (1994) A crise das motivações. São Paulo: Atlas.
Malhotra, N. K. (2006) Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman.
Marra, A. V., & Melo, M. C. O. L. (2005) A Prática Social de Gerentes Universitários em uma Instituição Pública. Revista de Administração Contemporânea, RAC, 9(3), 9-31.
Mcclelland, D. C. (1973) Testing for competence rather than for intelligence. American Psychologist, 28(1), 1–40.
Motta, P. R. (2002) Gestão Contemporânea: A Ciência e a Arte de Ser Dirigente. Rio de Janeiro: Record.
O’Brien, J. A. (2002) Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. São Paulo: Saraiva.
Paiva, K. C. M. (2007). Gestão de competências e a profissão docente um estudo de caso em universidades no Estado de Minas Gerais. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Paiva, K. C. M., & Melo, M. C. O. L. (2008) Competências, gestão de competências e profissões: perspectivas de pesquisas. Revista de Administração Contemporânea, RAC, 12(2), 339-368.
Quinn, R. E. et al . (2003) Competências Gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier.
Rauen, F. J. (1999) Elementos de iniciação à pesquisa. Rio do Sul: Nova Era.
Resende, E. (1999) O Livro das Competências: Desenvolvimento das competências. São Paulo: Qualitymark.
Rezende, D. A., & Abreu, A. F. (2003) Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. São Paulo: Atlas.
Rodrigues, S. B., Child, J., & Luz, T. R. (2004) Aprendizagem Contestada em Ambiente de Mudança Radical. Revista de Administração de Empresas, RAE, 44(1), 27-43.
Rockart, J. F., Earl, M. J., & Ross, J. W. (1996) Eight Imperatives for the new IT Organization. Sloan Management Review, 38(1), 43-55.
Ruiz, M. (2007). Pela excelência dos serviços em Tecnologia. Recuperado em 08 abril, 2012, de: http://www.newtonbragarosa.com.br/conquista-detalhes.php?id=112.
Rudio, F. V. (1978) Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis, Vozes.
Santos, A. R. (2002) Metodologia científica. A construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A.
Silva, F. (2009). Competências Gerenciais: um estudo de caso em uma empresa do segmento óptico mineiro. Dissertação de Mestrado em Administração, Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Sparrow, P. R., & Bognanno, M. (1994) Competency requeriment forecast: issues for international selection and assesment. In C. Mabey, & P. Iles. Managing Learning (pp. 57-69). London: Routledge.
Stewart, T. A. (1998) Capital Intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus.
Stutz, D. (1999) O profissional de TI: um novo paradigma de trabalho. Developers’ Magazine. 3(31), 14-15.
Triviños, A. N. S. (1987) Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Vergara, S. C. (2007) Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas.
Vieira, V. A. (2002) As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista da FAE. 5(1), 61-70.
Volpi, M. (1999) Capacitação técnica e empregabilidade no mundo de hoje. Developers’ Magazine. 3(31), 20-21.
Zarifian, P. (2001) Objetivo Competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Revista Gestão & Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.