Analisando as Motivações para Aceitação e Adoção de Redes Sociais Virtuais

Autores/as

  • Marcelo de Rezende Pinto Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Paula Karina Salume Professora do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Rodrigo Cassimiro de Freitas Mestrando em Administração pela UFLA
  • Flávia Andrade Silva Graduada em Administração pela PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i2.456

Palabras clave:

Redes sociais virtuais, Atitude de usar, Intenção comportamental

Resumen

O trabalho apresenta resultados originados de uma pesquisa realizada com 179 usuários de redes sociais virtuais com o objetivo de investigar as motivações deles quanto a aceitação e adoção das redes sociais virtuais. O estudo buscou conhecer quais construtos podem ser considerados como antecedentes das atitudes e, consequentemente, quais deles estão relacionados à intenção comportamental de se engajar no uso de redes sociais virtuais. Utilizando-se do modelo de Shin (2010), o qual partiu do modelo proposto por Davis (1989), os dados foram analisados por meio da utilização dos métodos estatísticos. Os resultados confirmaram que há uma correlação entre os construtos Utilidade Percebida, Envolvimento Percebido e Diversão Percebida e o construto Atitude. Ademais, pode-se afirmar que a utilidade percebida, a conectividade percebida, o envolvimento, bem como a diversão percebida em um ambiente virtual podem ser entendidos como antecedentes da atitude em relação a redes sociais virtuais.

Biografía del autor/a

Marcelo de Rezende Pinto, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em Administração pela UFJF, mestre e doutor em Administração pela UFMG. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Paula Karina Salume, Professora do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Administração

Rodrigo Cassimiro de Freitas, Mestrando em Administração pela UFLA

Graduado em Administração pela PUC Minas

Publicado

2013-08-24

Cómo citar

Pinto, M. de R., Salume, P. K., de Freitas, R. C., & Silva, F. A. (2013). Analisando as Motivações para Aceitação e Adoção de Redes Sociais Virtuais. Revista Gestão & Tecnologia, 13(2), 45–71. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i2.456