Valores Organizacionais: Percepção e Legitimação

Autores/as

  • Douglas Murilo Siqueira Universidade Metodista de São Paulo, UMESP - Brasil
  • Almir Martins Vieira Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.441

Palabras clave:

Administração, Cultura Organizacional, Valores Organizacionais

Resumen

O presente estudo tem por objetivo identificar os valores organizacionais de uma empresa de serviços de manutenção, ao investigar se os mesmos estão alinhados com uma percepção ideal de valor organizacional. As proposições de Schein (1985) e Schwartz (2005) serviram de referencial teórico. Enquanto proposta metodológica, adotou-se uma abordagem quantitativa, conduzida por estudo de caso. Para obtenção dos dados, foi desenvolvido um questionário estruturado no trabalho de Tamayo e Gondim (1996), com adaptações de acordo com o contexto da organização, mantidos seus elementos essenciais. O tratamento dos dados ocorreu por meio de análise fatorial, procurando-se evidenciar a possível distância entre os valores proclamados pela empresa (ideais) e os percebidos pelos participantes da organização (reais). Os resultados apontaram a existência de valores com pouca intensidade, além da baixa capacidade de transmissão dos valores organizacionais e um alto desalinhamento dos valores percebidos como reais em relação ao que se considera ideal. A pesquisa demonstrou que a legitimação de valores organizacionais atrela-se à necessidade de se conhecer e se respeitar as diferentes visões de mundo dentro do ambiente organizacional, como também ao compartilhamento de informações entre todos os atores.

Biografía del autor/a

Douglas Murilo Siqueira, Universidade Metodista de São Paulo, UMESP - Brasil

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professor do curso de Administração da Universidade Metodista de São Paulo

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, São Paulo

Doutorado em Educação (2007) pela UNESP. Mestrado (2001) e bacharelado (1996)em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo Professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Administração e pesquisador da Cátedra Gestão de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo

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Publicado

2012-12-04

Cómo citar

Siqueira, D. M., & Vieira, A. M. (2012). Valores Organizacionais: Percepção e Legitimação. Revista Gestão & Tecnologia, 12(2), 168–191. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.441