Principais Aplicações de Análise Discriminante na Área de Marketing: Uma Pesquisa Bibliométrica

Autores/as

  • Cristiana Fernandes De Muylder Universidade FUMEC
  • Marco Ferreira Santos Universidade FUMEC
  • Jefferson Lopes La Falce Centro universitario UNA
  • Eduardo de Britto Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.396

Palabras clave:

Análise Discriminante, Análise Multivariada, Marketing, Bibliometria.

Resumen

Este artigo apresenta características da técnica de análise discriminante, utilizada para identificar variáveis que podem classificar indivíduos em um, dois ou mais grupos, com base em um conjunto de mensurações. Além da visão teórica que visa traduzir o estado da arte acerca da metodologia pretendeu-se explorar vinte e dois artigos da divisão acadêmica de marketing do EnANPAD no período de 2000 a 2011 que focam esta metodologia. Nesta divisão está a aplicação desta técnica nos estudos de segmentação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de escalas e no tratamento de variáveis. Assim, considera-se muito baixa a publicação de apenas dois artigos ao ano. Tal número indica talvez a falta de domínio, desconhecimento das aplicações da técnica e também pode ser um indicador de falta de predileção pelo uso da mesma. Espera-se, com o quadro construído a partir da pesquisa bibliométrica, contribuir para a acadêmia, no sentido de fornecer uma bibliografia de consulta relevante para a utilização da técnica.

Biografía del autor/a

Cristiana Fernandes De Muylder, Universidade FUMEC

Doutora Economia Aplicada – PPGA FACE/FUMEC

Marco Ferreira Santos, Universidade FUMEC

Doutorando em Administração na FUMEC

Jefferson Lopes La Falce, Centro universitario UNA

Doutorando em Administração na FUMEC e Professor da UNA e FUMEC

Eduardo de Britto, Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Doutorando em Administração na FUMEC

Publicado

2012-12-04

Cómo citar

De Muylder, C. F., Santos, M. F., La Falce, J. L., & de Britto, E. (2012). Principais Aplicações de Análise Discriminante na Área de Marketing: Uma Pesquisa Bibliométrica. Revista Gestão & Tecnologia, 12(2), 217–242. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.396