Elaboração e Experimento de um Método de Marketing Viral e Database Marketing baseado em Algoritmos Genéticos
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i1.376Resumen
Esse trabalho propõe um método para a otimização dos esforços de comunicação e vendas no meio eletrônico, baseando-se no conceito de Algoritmos Genéticos. Para tal, foi realizada a revisão bibliográfica dos temas Database Marketing, Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, Marketing Viral e Algoritmos Genéticos, permitindo o desenvolvimento do método proposto e esquematização dos passos iterativos. Em seguida, com o propósito de demonstrar a aplicação do método desenvolvido, foi utilizado o método empírico-experimental, a fim de manipular a variável independente e comparar os resultados obtidos na variável dependente com padrões de referência encontrados na literatura. O método foi testado em um grupo experimental de 60 indivíduos. O resultado da Taxa de Clicagem no experimento, em que os indivíduos foram selecionados através da Roleta Viciada que considerava o fit dos mesmos com a mensagem, foi de 13,3%, bem acima das porcentagens apresentadas pela literatura como padrão de referência, apontando para as possibilidades gerenciais de utilização do método desenvolvido.Descargas
Publicado
2012-07-27
Cómo citar
Borges, F. R. F., Gonçalves, C. A., Veiga, R. T., Gosling, M., & Fernandes, I. B. (2012). Elaboração e Experimento de um Método de Marketing Viral e Database Marketing baseado em Algoritmos Genéticos. Revista Gestão & Tecnologia, 12(1), 151–175. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i1.376
Número
Sección
ARTIGO
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Gestão & Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.