Uma análise qualitativa sobre a utilização de stickers por universitários em grupos WhatsApp
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i5.3037Resumen
Objetivo: O objetivo do presente artigo foi analisar as percepções dos estudantes universitários quanto à utilização de stickers como elemento de comunicação na plataforma WhatsApp.
Metodologia: A abordagem adotada na presente pesquisa foi qualitativa, com os dados sendo coletados por meio de um questionário aplicado junto a estudantes universitários, e contou com 281 respostas.
Originalidade/Relevância: Apesar das plataformas digitais e de comunicação serem foco de estudos relevantes nos dias atuais, a forma como são utilizados os conteúdos criados pelos próprios usuários com o auxílio de mídias, como os memes e os stickers, permanece inexplorado. Além disso, mesmo com a larga adoção dos chamados meme stickers pelos usuários de plataformas, essa relação entre usuários e a tecnologia permanece pouco explorada.
Principais resultados: Os resultados evidenciaram que a utilização de stickers é motivada por aspectos sociais e hedônicos, e que os usuários evitam compartilhar esse tipo de mídia em grupos de trabalho.
Contribuições teóricas: A contribuição teórica consiste na proposição de uma taxonomia de categorias relacionadas à utilização dos stickers pelos usuários da plataforma Whatsapp, buscando auxiliar estudos futuros que possam focar em análises que tangenciam cada categoria aqui definida, ou grupo de categoria.
Contribuições sociais: As contribuições sociais evidenciam que os stickers são utilizados com base em motivações sociais e hedônicas, assim como seu compartilhamento se restringe a grupos de natureza informal que são mais próximos e íntimos, em detrimento aos grupos do trabalho que são de natureza mais formal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Gestão & Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.