A verdade, a Democratização e a Profusão de Conhecimentos na Sociedade: percepções e considerações editoriais - Parte I
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i4.3028Palabras clave:
Ciência, Publicação científica, Verdades científicas, , ConhecimentoResumen
Em tempos de turbulência política, econômica, social e tecnológica, é natural que se manifestem os espaços por proselitismos de todos os matizes. Eles surgem trazendo consigo manifestantes, quase sempre oportunistas e superficiais, efetuando pseudo diagnósticos, plenamente compatíveis com pseudo soluções, que resolvem “tudo, ou quase tudo”, de quase toda a natureza. Ou “soluções” para todas as naturezas. Como a informação livre é pródiga neste contexto! Mas este cenário enriquece a infometria em todas as áreas. “Como é linda a livre expressão de informações livres”! “Como os mercados editoriais fermentam estas predisposições a falar de tudo, para todos!” “Como é linda a democracia do saber”! “Como é preocupante a ação do mercado de informações superficiais, inócuas e orientadas ao utilitarismo em relação à incultura e ao descuidado com conteúdos vulgares!” Uffffaaaa .... Viva Marshall McLuhan (1964)!
Citas
Habermas, J. (1984). The theory of communicative action. Vol 1. Reason and the rationalizalion of society. Boston, Beacon Press.
Longerich (2014), Peter. Joseph Goebbels: uma biografia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
McLuhan, Marshall (1964). Understanding Media: The Extensions of Man. Canadá, MIT Press, ISBN: 9780262631594
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Gestão & Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.