O Envolvimento de Fornecedores no Desenvolvimento da Tecnologia Flex Fuel nas Montadoras Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2011.v11i1.252Resumen
O desenvolvimento do veículo flex fuel no Brasil, capaz de operar com qualquer mistura de gasolina e álcool em uma faixa entre o E25 e o E100, alcançou enorme sucesso comercial. Esse sucesso é resultado de diversos fatores entre eles o Proálcool e a introdução da injeção eletrônica. A introdução dessa tecnologia no início de 2003 pelas montadoras brasileiras ilustra duas diferentes estratégias de envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento da solução: o black box e o co-design. Este artigo apresenta dois estudos de casos em duas montadoras veteranas instaladas no Brasil desenvolveram a tecnologia flex fuel. O artigo discute a relação entre a plataforma tecnológica (sistema de gerenciamento de motores que inclui sensores, sistemas de controle, unidade de processamento de dados, etc.) na qual a tecnologia flex fuel foi desenvolvida e as competências competitivas de ambas as montadoras e seus fornecedores. O artigo então analisa as implicações do desenvolvimento da tecnologia flex fuel no Brasil e a dominância tecnológica sobre o sistema de controle eletrônico do motor e de software.
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