Associação educação-saúde e políticas públicas: revisão sistemática da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i3.2465

Palabras clave:

Education-Health Association, Public Policies, Social Determinants of Health, Literature Review.

Resumen

Resumo

Objetivo: Pesquisas sobre a interdependência entre educação e saúde têm evoluído na literatura sobre administração pública, o que torna importante sua sistematização, tendo em vista, como efeito, incentivar e orientar futuras investigações. Assim, buscou-se investigar na literatura o conhecimento existente que relacione a associação educação-saúde com políticas públicas ou gestão de recursos públicos.

Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, realizada por meio de levantamento de um portifólio bibliográfico seguindo procedimentos e critérios objetivos, de acordo com protocolo de pesquisa adotado, o que garante sua qualidade e reprodutibilidade.

Originalidade: Apresenta análise da literatura relevante que discute a associação educação-saúde em interlocução com políticas públicas ou gestão de recursos públicos.

Principais resultados: Os resultados confirmaram a significativa associação entre educação e saúde e possibilitaram apontar caminhos para novas investigações. Foram também elencadas sugestões da literatura quanto a intervenções e à elaboração de políticas para orientar gestores públicos e melhorar resultados em saúde.  

Contribuições teóricas: O artigo traz como contribuições uma síntese das principais publicações identificadas e a proposição de uma agenda de pesquisa.

Biografía del autor/a

Cleiton Martins Duarte da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Ouro Branco Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professode de Adminstração no Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Ouro Branco.

Márcio Augusto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Aston University. Professor no Centro de Pesquisa e Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG).

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Publicado

2022-10-16

Cómo citar

Silva, C. M. D. da, & Gonçalves, M. A. (2022). Associação educação-saúde e políticas públicas: revisão sistemática da literatura. Revista Gestão & Tecnologia, 22(3), 285–308. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i3.2465