Classificando soluções de tic no setor público brasileiro usando um método multicritério de apoio à decisão
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i5.2404Palabras clave:
Solução de TIC, Apagão das Canetas, Infantilização da Gestão Pública, Transparência, Gestão de Riscos.Resumen
Objetivo: desenvolver um modelo multicritério de apoio à decisão que permite mitigar riscos de não conformidade em processos de contratações de soluções de TIC pela Administração Pública.
Metodologia / Abordagem: trata-se de pesquisa aplicada, com objetivos quantitativos e qualitativos, realizada em duas etapas: a primeira por meio de pesquisa documental, e a segunda, utilizando o método multicritério AHP com os achados da primeira.
Originalidade / Relevância: o modelo proposto permite enfrentar um desafio posto para os gestores de TI do setor público brasileiro na fase pré-licitatória, onde a decisão se uma solução é ou não de TI, afeta o fluxo de contratação. O traz objetividade em um problema que é em grande parte subjetivo, e assim, permite enfrentar o medo de responsabilização de gestores públicos que contratam Soluções de TIC.
Principais resultados: o modelo proposto é o principal resultado, somando-se à sua assertividade de 95% quando comparado com uma amostra de Soluções de TIC do Governo Federal.
Contribuições teóricas / metodológicas: o trabalho inova ao utilizar o AHP de maneira diferente do tradicional, permitindo que se responda objetivamente à uma questão do tipo sim/não, no caso em tela, se uma solução é de TIC ou não. O método é utilizado costumeiramente para se realizar priorização entre alternativas.
Contribuições para a gestão: agilizar e a tornar objetivo o processo decisório de gestores públicos quando é necessário decidir se determinada solução, é ou não é de TIC.Citas
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