PODCAST: um recurso para a formação executiva, a ser explorado por empresas brasileiras

Autores/as

  • Pablo Rodrigo Cuñado
  • Danieli Aparecida From
  • Victor Gonçalves Cremonez
  • Rodrigo Medeiros Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i1.2362

Resumen

RESUMO

Objetivo do estudo: analisar se o podcast é viável para as organizações e pedagogos empresariais, como recurso para comunicações e treinamentos corporativos.

 

Metodologia/abordagem: a metodologia se caracteriza como qualitativa e exploratória, tendo sido efetuada uma revisão bibliográfica.

 

Originalidade/Relevância: a originalidade concerne mais especificamente à modalidade da mídia podcast. A premissa do trabalho considera que os brasileiros, via internet e dispositivos móveis, podem facilmente reproduzir arquivos de áudio para múltiplos fins. Considera-se ainda que este recurso, ou ferramenta, oferece um grande potencial de contribuição na educação à distância, favorecendo, também ações executivas no mundo dos negócios.

 

Resultados: verificou-se que os professores e instrutores atuais consideram este recurso como estratégico e viável nas atividades de desenvolvimento educacional corporativo, com baixos custos, distribuição ágil e facilmente acessível, por meio da modalidade de ensino à distância. Este recurso é ainda pouco utilizado e pode se tornar um diferencial amigável para conectar mais plenamente o público discente com o docente, rompendo o espaço e o tempo entre eles.

 

Contribuições teóricas/metodológicas: a contribuição do estudo é concernente ao contexto do estado da arte do conhecimento. O tema tem sido pouco explorado na literatura e este estudo nela o insere, apresentando conhecimentos emergentes.

 

Contribuições sociais e para a gestão: a contribuição social mais relevante consiste na demonstração da aplicabilidade do recurso, contribuindo a gerar emprego e renda. A contribuição para a gestão concerne em sua aplicabilidade como estratégia de comunicação executiva, a ser empregada pelas organizações.

 

Palavras-chave: Ensino a Distância. Podcast. Educação Empresarial. Treinamento.

Publicado

2022-03-27

Cómo citar

Cuñado, P. R., From, D. A., Cremonez, V. G., & Ribeiro, R. M. (2022). PODCAST: um recurso para a formação executiva, a ser explorado por empresas brasileiras. Revista Gestão & Tecnologia, 22(1), 272–287. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i1.2362