PODCAST: um recurso para a formação executiva, a ser explorado por empresas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i1.2362Resumen
RESUMO
Objetivo do estudo: analisar se o podcast é viável para as organizações e pedagogos empresariais, como recurso para comunicações e treinamentos corporativos.
Metodologia/abordagem: a metodologia se caracteriza como qualitativa e exploratória, tendo sido efetuada uma revisão bibliográfica.
Originalidade/Relevância: a originalidade concerne mais especificamente à modalidade da mídia podcast. A premissa do trabalho considera que os brasileiros, via internet e dispositivos móveis, podem facilmente reproduzir arquivos de áudio para múltiplos fins. Considera-se ainda que este recurso, ou ferramenta, oferece um grande potencial de contribuição na educação à distância, favorecendo, também ações executivas no mundo dos negócios.
Resultados: verificou-se que os professores e instrutores atuais consideram este recurso como estratégico e viável nas atividades de desenvolvimento educacional corporativo, com baixos custos, distribuição ágil e facilmente acessível, por meio da modalidade de ensino à distância. Este recurso é ainda pouco utilizado e pode se tornar um diferencial amigável para conectar mais plenamente o público discente com o docente, rompendo o espaço e o tempo entre eles.
Contribuições teóricas/metodológicas: a contribuição do estudo é concernente ao contexto do estado da arte do conhecimento. O tema tem sido pouco explorado na literatura e este estudo nela o insere, apresentando conhecimentos emergentes.
Contribuições sociais e para a gestão: a contribuição social mais relevante consiste na demonstração da aplicabilidade do recurso, contribuindo a gerar emprego e renda. A contribuição para a gestão concerne em sua aplicabilidade como estratégia de comunicação executiva, a ser empregada pelas organizações.
Palavras-chave: Ensino a Distância. Podcast. Educação Empresarial. Treinamento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Gestão & Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.