Antecedentes da satisfação em E-Commerce: análise da percepção dos alunos da Universidade Federal do Piauí – UFPI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i1.2316

Palabras clave:

E-commerce, Qualidade percebida, Preferência, Intenção de compra, Satisfação.

Resumen

Objetivo da pesquisa - Esta pesquisa analisou a influência dos construtos: qualidade percebida, preferência e intenção de compra na satisfação, via e-commerce.

Metodologia/abordagem - Utilizou-se uma survey, aplicada a 202 respondentes. Os dados foram analisados a partir da modelagem de equações estruturais baseada na técnica estatística Partial Least Squares (PLS).

Originalidade/Relevância - Nota-se certa escassez de estudos sobre o comportamento do consumidor no e-commerce, relacionando a qualidade percebida, a preferência e a intenção de compra como antecedentes da satisfação. Dito isso, estudar essas relações pode fornecer uma compreensão e um entendimento sobre por que os consumidores compram, o que compram, ou, de que maneira respondem aos estímulos de mercado.

Principais resultados - Os resultados mostraram que a Qualidade percebida, a Preferência e a Intenção de compra influenciam positivamente na Satisfação.

Contribuições teóricas/metodológicas - Metodologicamente, este trabalho contribui, uma vez que a abordagem utilizada, mediante a proposição de modelos de antecedentes da satisfação, ainda é tímida, em estudos voltados para o e-commerce.

Biografía del autor/a

João Pedro Macêdo Gadelha, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Piauí - UFPI

Francisca Scarlet O'hara Alves Sobrinho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestranda em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Alexandre Rabêlo Neto, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professor em regime de dedicação exclusiva na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Docente permanente dos Programas de Pós grduação em Gestão Pública e Administração Pública em rede - PROFIAP, da Universidade Federal do Piauí - UFPI

Samara Eugênia Viana Moura Rabêlo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestranda em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Direito de Família e Sucessões pela UNIDERPI. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho. 

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Publicado

2022-03-27

Cómo citar

Gadelha, J. P. M., Sobrinho, F. S. O. A., Neto, A. R., & Rabêlo, S. E. V. M. (2022). Antecedentes da satisfação em E-Commerce: análise da percepção dos alunos da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Revista Gestão & Tecnologia, 22(1), 93–115. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i1.2316