Cooperação universidade–empresa: uma análise comparativa Brasil e Irlanda

Autores/as

  • Janaina Aparecida da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM). Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Ttransferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT-UEM)
  • Rejane Sartori Universidade Estadual de Maringá (UEM). Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT-UEM). Universidade Cesumar (Unicesumar). Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). http://orcid.org/0000-0001-9116-5860

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i3.2271

Palabras clave:

Cooperação universidade-empresa. Núcleo de inovação tecnológica. Escritório de transferência de tecnologia.

Resumen

Objetivo do estudo: Comparar a atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de universidade brasileiras com os Escritórios de Transferência de Tecnologia (ETTs) de universidades irlandesas em relação ao processo de cooperação universidade-empresa, com vistas a sugerir ações de melhorias para os NITs.

Metodologia: Esta pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa. O método empregado foi o estudo de caso, especificamente o de casos múltiplos. A coleta de dados foi realizada junto aos gestores de NITs das universidades brasileiras localizadas no estado do Paraná e dos ETTs das universidades irlandesas. Um questionário composto por oito questões foi utilizado. Os dados coletados foram registrados em uma planilha do Microsoft Excel, agrupados conforme os objetivos das questões e analisados à luz da literatura visitada.

Originalidade: Amplia a compreensão do processo de cooperação U-E a partir de uma pesquisa de campo em diferentes contextos, Brasil e Irlanda.

Principais resultados: Constatou-se que existem similaridades de atuação entre os NITs e os ETTs, contudo, os resultados são distantes, decorrentes de diversos aspectos, entre eles, a falta de recursos financeiros e de ações para impulsionar a cooperação U-E por parte dos NITs.

Contribuições teóricas: A literatura indica que pouco se sabe sobre como e por quem a cooperação é instigada e como é gerenciada. Buscando-se atender essa lacuna, este estudo avança em relação à literatura existente.

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Publicado

2022-10-16

Cómo citar

Silva, J. A. da, & Sartori, R. (2022). Cooperação universidade–empresa: uma análise comparativa Brasil e Irlanda. Revista Gestão & Tecnologia, 22(3), 220–243. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i3.2271