Avaliando o Comprometimento Organizacional e Possíveis Relações com o Turnover
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2008.v8i2.219Resumen
Em um ambiente competitivo é essencial possuir uma força de trabalho permanentemente comprometida. O comprometimento pode minimizar as intenções de sair da empresa, implicando índices mais baixos de turnover. Dentro desse contexto, este artigo tem como objetivo descrever o grau de comprometimento dos vendedores e gerentes de duas redes de lojas do comércio varejista de malas e acessórios, localizadas em Shopping Centers da região metropolitana de Belo Horizonte; e investigar as possíveis relações entre os graus de comprometimento e os comportamentos de turnover. Foram realizados estudos de caso comparativos entre duas redes de lojas. Os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Os resultados encontrados indicaram um grau moderado de comprometimento afetivo, normativo e instrumental, além de evidências que sugerem uma ligação positiva entre o comprometimento e o turnover.
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