O sistema portuário brasileiro: um panorama dos processos informacionais de importação e exportação de cargas conteinerizadas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i2.2181

Palabras clave:

logística portuária, porto sem papel, janela única, carga conteinerizada

Resumen

Objetivo: Criar um panorama dos sistemas e processos informacionais portuários de exportação e importação de cargas conteinerizadas e identificar os gargalos e as potenciais melhorias no setor.

Metodologia: A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e teve início com um levantamento bibliográfico na literatura científica. Entendido o processo aduaneiro, foi realizado um mapeamento dos macroprocessos de importação e exportação de carga conteinerizada. Foi realizado um survey e entrevistas.

Originalidade: A pesquisa avaliou os impactos das evoluções do PUCOMEX a partir dos dados recentes do 1º Time Release Study realizado no Brasil e utilizou dados do Grupo de Trabalho PCS da Aliança Procomex – 2021.

Principais Resultados: A pesquisa apontou que evoluções e integrações nos sistemas de janela única são capazes de reduzir os tempos e possibilitam diminuição de custo, desperdício e retrabalho. Os principais óbices são a burocracia e a morosidade dos processos e a falta de abrangência e integração dos sistemas. Já como pontos de melhoria, os dois maiores destaques são as possibilidades de desburocratização e as solicitações de implementações de melhorias na interface e na interoperabilidade.

Contribuições Teóricas: Um panorama do sistema portuário brasileiro foi proposto a partir de três cenários construídos: “Pré 2011”, “2021 (as is)” e “2031 (to be)”.

Contribuições Sociais: permitir maior transparência, otimizar as trocas de informação e, consequente, facilitação da integração dos atores portuários.

Biografía del autor/a

Tales Mello Paiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé - RJ

Graduado em Engenharia de Produção e aluno do curso de Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação do Programa PESC/COPPE

Ricardo França Santos, Universidade Federal Fluminense

Professor e Coordenador Eventual do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, Doutor em Sistemas de Gestão Sustentáveis, Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, Project Management Professional (PMP-PMI) com  Pós-Graduação nas áreas de Tecnologia da Informação, Gerenciamento de Projetos e Riscos  Ambientais. Esperiência Acadêmica de mais de 10 anos com desenvolvimento profissional na Marinha do Brasil por 24 anos e na Iniciativa Privada por mais de 7 anos.

Citas

REFERÊNCIAS

Abreu, V. S. de, De Lima, A. S., Dias, M. L. R. P., Fontana, C. F., & Dias, E. M. (2011). ITS components in the optimization and control of people and vehicles circulation at the Port of Santos. Recent Advances in Environment, Energy Systems and Naval Science - Proc. of the 4th Int. Conf. on Environmental and Geological Science and Engineering, EG’11, ICESEEI’11, MN’11, 201–205.

ANTAQ. (2020). Anuário Estatístico Aquaviário. Estatístico Aquaviário. http://web.antaq.gov.br/anuario/

Anwar, M., Henesey, L., & Casalicchio, E. (2019). Digitalization in Container Terminal Logistics: A Literature Review. 27th Annual Conference of International Association of Maritime Economists, 1–25.

Castro e Silva, J. P. (2015). Painel Porto Sem Papel (O Modelo Brasileiro). II CIDESPORT - Congresso Internacional de Desempenho Portuário.

Cimino, M. G. C. A., Palumbo, F., Vaglini, G., Ferro, E., Celandroni, N., & La Rosa, D. (2017). Evaluating the impact of smart technologies on harbor’s logistics via BPMN modeling and simulation. Information Technology and Management, 18(3), 223–239. https://doi.org/10.1007/s10799-016-0266-4

Confederação Nacional da Indústria. (2016). As barreiras da burocracia: o setor portuário.

Constante, J. M. (2019). International case studies and good practices for implementing Port Community Systems (Número May).

De Martino, M., Marasco, A., & Morvillo, A. (2011). Supply chain integration and port competitiveness: A network approach. In Supply Chain Innovation for Competing in Highly Dynamic Markets: Challenges and Solutions (p. 62–77). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-60960-585-8.ch005

Dias, E. M., Fontana, C. F., Garcia, V., & Hideo, F. (2007). Model automation for managing port processes. In M. SanchezTorrubia (Org.), 6th WSEAS International Conference on e-Activities: Networking the World (p. 311+).

Haezendonck, E., & Moeremans, B. (2020). Measuring value tonnes based on direct value added: a new weighted analysis for the port of Antwerp. Maritime Economics and Logistics, 22(4), 661–673. https://doi.org/10.1057/s41278-019-00133-7

Heilig, L., & Voss, S. (2017). Information systems in seaports: a categorization and overview. Information Technology and Management, 18(3), 179–201. https://doi.org/10.1007/s10799-016-0269-1

Hummels, D. L., & Schaur, G. (2013). Time as a Trade Barrier. American Economic Review, 103(7), 2935–2959. https://doi.org/10.1257/aer.103.7.2935

Imai, A., Shintani, K., & Papadimitriou, S. (2009). Multi-port vs. Hub-and-Spoke port calls by containerships. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 45(5), 740–757. https://doi.org/10.1016/j.tre.2009.01.002

Instituto Aliança Procomex. (2021). Resultados, impactos positivos, próximos passos e encerramento do primeiro ano do Projeto PCS. https://youtu.be/whLnBMrzx0k

International Port Community Systems Association. (2021a). IPCSA Overview. https://ipcsa.international/about/ipcsa-overview/

International Port Community Systems Association. (2021b). PCS – Maritime. https://ipcsa.international/pcs/pcs-maritime/

Islam, S. (2017). Simulation of truck arrival process at a seaport: evaluating truck-sharing benefits for empty trips reduction. International Journal of Logistics Research and Applications, 21(1), 94–112. https://doi.org/10.1080/13675567.2017.1353067

Martín-Soberón, A. M., Monfort, A., Sapiña, R., Monterde, N., & Calduch, D. (2014). Automation in Port Container Terminals. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 160, 195–204. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.12.131

Ministério da Economia. (2016). Simplificação dos Procedimentos de Comércio Exterior para Micro e Pequenas Empresas.

Ministério da Economia. (2019a). Marcos Troyjo: Governo vai promover a inserção competitiva do Brasil no comércio global. COMÉRCIO EXTERIOR. https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2019/02/marcos-troyjo-governo-vai-promover-a-insercao-competitiva-do-brasil-no-comercio-global

Ministério da Economia. (2019b). O Programa Portal Único de Comércio Exterior. http://siscomex.gov.br/conheca-o-programa/sobre-o-programa-portal-unico-de-comercio-exterior/

Ministério da Economia. (2021). Ministérios da Economia e da Infraestrutura anunciam implantação do projeto Janela Única Aquaviária. COMÉRCIO EXTERIOR. https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2021/marco/ministerios-da-economia-e-da-infraestrutura-anunciam-implantacao-do-projeto-janela-unica-aquaviaria

Ministério da Infraestrutura. (2020). Secretaria Nacional de Portos amplia modalidade de pagamento de taxas com PIX do PagTesouro. PORTO SEM PAPEL. https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/secretaria-nacional-de-portos-amplia-modalidade-de-pagamento-de-taxas-com-pix-do-pagtesouro

Saragiotis, P. (2019). Business process management in the port sector: a literature review. In Maritime Business Review (Vol. 4, Número 1, p. 49–70). Emerald Group Publishing Ltd. https://doi.org/10.1108/MABR-10-2018-0042

Scoton, M. L. R. P. D., De Souza, A. O., De Lima, F. R. P., Melo, V. A. Z. C., Rossi, L. N., & Dias, E. M. (2016). One electronic document accepted by importer and exporter authorities: Blue Path as an element of integration and traceability. MATEC Web of Conferences, 76. https://doi.org/10.1051/matecconf/20167603005

Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. (2020). Time Release Study Brasil [livro eletrônico] : estudo de tempos de liberação de cargas na importação. Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

SERPRO. (2020). Portal Único Siscomex contribui para a evolução das exportações brasileiras. Exportação. https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2020/portal-siscomex-evolucao-exportacao-brasil

UNCTAD. (2020). Review of Maritime Transport 2020. United Nations.

United Kingdom Government. (2019). Prosperity Fund FCDO programme summaries: countries. www.gov.uk/government/publications/prosperity-fund-fco-programme-summaries-countries

United Nations. (2005). Establishing a Single Window to enhance the efficient exchange of information between trade and government. In UN/CEFACT RECOMMENDATION 33. Economic and Social Council.

Vieira, G. B. B., Kliemann Neto, F. J., & Ribeiro, J. L. D. (2015). The Rationalization of Port Logistics Activities: A Study at Port of Santos (Brazil). International Journal of e-Navigation and Maritime Economy, 2, 73–86. https://doi.org/10.1016/j.enavi.2015.06.007

Wanke, P. F., Barbastefano, R. G., & Hijjar, M. F. (2011). Determinants of efficiency at major Brazilian port terminals. Transport Reviews, 31(5), 653–677. https://doi.org/10.1080/01441647.2010.547635

World Bank. (1998). Hub and Spoke vs . Multiple Ports of Call. Africa Region Findings & Good Practice Infobriefs, 116.

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Paiva, T. M., & Santos, R. F. (2022). O sistema portuário brasileiro: um panorama dos processos informacionais de importação e exportação de cargas conteinerizadas. Revista Gestão & Tecnologia, 22(2), 149–174. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i2.2181