Capital científico e humano técnico na transferência de tecnologia Universidade-Empresa: o caso de uma inovação radical

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i4.2141

Palabras clave:

Inovação radical. Transferência de tecnologia. Universidade. Empresa. Alimentos. Capital científico e humano técnico.

Resumen

Resumo

Objetivo. Verificar na perspectiva do agente (universidade) e receptores (empresas), quais foram os efeitos no capital científico e humano técnico de processo de Transferência de Tecnologia entre Universidade e Empresa (TT U-E), envolvendo inovação radical no setor de agro alimentos.

 

Metodologia. Trata-se de estudo de caso em que os dados advindos de diferentes fontes – entrevistas e pesquisas bibliográfica e documental – foram triangulados. Sua análise qualitativa assentou-se no desenvolvimento prévio de proposições teóricas sobre as categorias do critério de eficácia de capital científico e humano técnico do Modelo de Eficácia Contingente de TT de Bozeman (2000) e na busca de novas proposições.

 

Originalidade. Trata-se da aplicação do Modelo em estudo aprofundado sobre o capital científico e humano técnico em processo de TT envolvendo inovação radical no relevante setor de agroalimentos, num país de grande destaque em inovação (EUA), na perspectiva não apenas do agente, como prescreve o próprio modelo, mas, também, do receptor da tecnologia.

 

Principais resultados. Identificaram-se implicações expressivas da TT U-E no capital científico e humano técnico para o agente e para o receptor, nas categorias participação em redes de colaboração e grupos de trabalho, qualificação e produção científica. Na categoria pessoas disponíveis, houve reflexos apenas para a empresa receptora da TT.

 

Contribuições teóricas. Indica-se que estudos com o modelo devam considerar a possibilidade de desenvolvimento de know-how na comunicação entre academia e empresas na categoria qualificação do capital científico e humano técnico e, sobretudo, nas TTs associadas à inovação radical que sejam investigadas as implicações também para o receptor.

 

Biografía del autor/a

Daniela Althoff Philippi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho com estágio doutoral na North Carolina State University, Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na área de Administração da Produção e Operações. Dedica-se especialmente às áreas de Administração da Produção e Operações e Inovação. Os temas de pesquisa abrangem a transferência de tecnologia entre universidade e empresas; inovação sustentável; cooperação tecnológica; Planejamento e Controle da Produção (PCP); modelos de previsão na produção e operações; gestão da qualidade; logística reversa e gestão socioambiental. Docente do Curso de Graduação em Administração e do Curso de Especialização em Gestão de Organizações Públicas e Privadas na Contemporaneidade (UFMS/CPAQ). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Cooperação Tecnológica e Inovação Sustentável (GPCTIS/UFMS/CNPq)

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho

Coordenador-Geral, e Bolsas e Projetos da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES. Atuou como Diretor e Professor do Programa de Pós Graduação em Administração (doutorado e mestrado) da Universidade Nove de Julho (Brazil). Livre Docente em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Administração pela USP com estágio doutoral na University of Massachusetts Amherst (USA) Mestre e graduado em Administração e Ciências da Computação pela Universidade Regional de Blumenau. Pesquisador Bolsista de Produtividade (PQ2) do CNPq.  Seus interesse de pesquisa abrangem Gestão Estratégica Sistema de Avaliação da Pós-Graduação; Estratégia em Projetos Educacionais; Internacionalização da Pós-Graduação.

 

Priscila Rezende Da Costa, Universidade Nove de Julho

Diretora e Professora do Programa de Pós Graduação em Administração (doutorado e mestrado) da Universidade Nove de Julho (Brazil). Doutora e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) (Brazil). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Pesquisador Bolsista de Produtividade (PQ2) do CNPq. Seus interesses de pesquisa abrangem  Cooperação Empresa-Universidade; Capacidades Dinâmicas; Capacidade Relacional; Capacidade Absortiva e Internacionalização da Inovação.

Joyce Aparecida Ramos Dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2020 - 2023) na Linha Inovação e Tecnologia. Especialização Formação Docente para EAD em andamento pelo Centro Universitário Internacional (2020 - 2021). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2020). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atuou como tutora do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão da Saúde da UFPR pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (EGITS). Membro do Grupo de Pesquisa em Cooperação Tecnológica e Inovação Sustentável (GPCTIS). Principais interesses de pesquisa: inovação, inovação sustentável, empreendedorismo, sustentabilidade, sustentabilidade corporativa, responsabilidade social corporativa e temas correlatos.

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Publicado

2023-12-21

Cómo citar

Philippi, D. A., Maccari, E. A., Da Costa, P. R., & Dos Santos, J. A. R. (2023). Capital científico e humano técnico na transferência de tecnologia Universidade-Empresa: o caso de uma inovação radical. Revista Gestão & Tecnologia, 23(4), 524–546. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i4.2141

Número

Sección

CASO DE ESTUDO