Modelos de gestão do conhecimento para instituições de ensino superior: o que revela a revisão de literatura?

Autores/as

  • Sônia Regina Lamego Lino IFC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE - CÂMPUS CAMBORIÚ https://orcid.org/0000-0001-9178-8064
  • Amelia Silveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i4.2110

Palabras clave:

Gestão do conhecimento, Modelos em Instituições de Ensino Superior, Revisões de literatura

Resumen

Objetivo: Revisar a literatura publicada em periódicos científicos internacionais sobre modelos de GC em IES.

 Metodologia/abordagem: Pesquisa bibliográfica de revisão sistemática de literatura, realizada nas bases de dados Scopus (Base de Dados Bibliográfica), ERIC (Educational Resources Information Center) e SciELO (Biblioteca Digital Scientific Eletronic Library Online), de 2012 a março de 2019. Premissas e protocolo foram adotadas para assegurar a consistência do estudo. Os 32 artigos científicos selecionados foram revisados quanto aos aspectos de autoria, títulos de periódicos e assuntos relevantes em modelos de GC em IES.  

 Originalidade/relevância: Considerando que a transmissão do conhecimento está no cerne das Instituições de Ensino Superior (IES), onde os modelos de GC em IES são apresentados como uma estratégia organizacional, o estudo cobre uma lacuna teórica que tem despertado o interesse de pesquisadores e gestores, de diferentes áreas do conhecimento, em diversos países.

 Principais resultados: Fidalgo-Blanco e Sein-Echaluce, com três artigos em conjunto, e vínculo institucional à Universidade Técnica de Madrid e à Universidade de Zaragoza, foram os autores mais produtivos. Dois periódicos publicaram dois artigos: International Journal of Knowledge Management e Journal of Information Technology Education: Research. O Expert Systems with Applications foi o periódico que reuniu maior classificação no Qualis Capes A1, Índice H de 162, índice SJR 1.19, e CiteScore de 6.36. Aprendizagem e conhecimento, em suas nuances, se revelaram nos artigos revisados.

 Contribuições teóricas/metodológicas: As contribuições foram de ordem teórica e prática. A relevância do estudo se amparou no fato de que o tema ainda se encontra disperso e pouco repertoriado, com perspectiva multidisciplinar. A revisão de literatura, ao sistematizar o assunto, contribuiu para o aumento do conhecimento em modelos de gestão em IES, tanto para estudiosos do tema, como para gestores institucionais.

Biografía del autor/a

Sônia Regina Lamego Lino, IFC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE - CÂMPUS CAMBORIÚ

Doutora, Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC (2013). Pós-doutora, Curso de Pós-Graduação em Administração/UFSC(2018-2019).  Mestre em Administração/ UFSC (2001). Especialista em Gestão Pública/PNAP/CAPES/IFSC (2012). Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos/ CEFET/SC (2007). Bacharel em Administração/ UFSC (1990). Aperfeiçoamento em Escola de Governo/ Políticas Públicas/ UDESC (1995). Aperfeiçoamento em Comércio Internacional/ UNIVALI (1995). Servidora Pública Federal, nomeada no cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do IFC - Instituto Federal Catarinense (2010), cursos técnico, tecnólogo, graduação, pós-graduação; pesquisa; extensão e gestão. Professor Orientador da UAB - PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB), do IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, na modalidade a distância, para o Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública (2006 - 2009). Servidora Pública Federal, nomeada no cargo de Assistente em Administração, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina (1992 - 2010), professor de pós-graduação e gestor. Professora e orientadora da área de Administração, na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí (2000 - 2005). Professora de Administração na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (1997 - 1998) e Membro da equipe do INPEAU - Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária, do Programa de Pós-graduação em Administração, CPGA/UFSC, desde 2012. Professora de Administração na UDESC - Universidade do Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (1998 e 2006). Coordenadora de Estágio, professora e orientadora na área de Administração na FADEC - Faculdade Decisão (2003 - 2009). Consultora “Ad Hoc” para Avaliação de Cursos Superiores na Área de Gestão (bacharelado e tecnólogo) SINAES/INEP/MEC, desde 2006. Revisora de periódico: Revista GUAL (UFSC) e Revista EIXO (IFB). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Organizações Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento, Gestão Pública, Gestão da Educação, Responsabilidade social e Gestão de pessoas, com registro nº 4.023 junto ao CRA/SC - Conselho Regional de Administração de Santa Catarina.

Amelia Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora Titular da Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2021-10-01

Cómo citar

Lamego Lino, S. R., & Silveira, A. (2021). Modelos de gestão do conhecimento para instituições de ensino superior: o que revela a revisão de literatura?. Revista Gestão & Tecnologia, 21(4), 230–255. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i4.2110