Roupa Suja se Lava em Casa: a Orientação para o Mercado e os Novos Produtos sob o Enfoque do Sistema de Consumo

Autores/as

  • Mauro Calixta
  • Valéria Braga Pinto

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2008.v8i1.210

Resumen

A orientação para o mercado tem sido abordada com suas possíveis implicações na estrutura, nos processos, nas pessoas, no desenvolvimento de novos produtos, na inovação e flexibilidade estratégica, entre outras possibilidades. O foco do presente artigo incide sobre a relação com novos produtos sob a perspectiva de sistemas de consumo. A partir de um estudo exploratório, os alunos de um programa de MBA, divididos em grupos, realizaram um trabalho envolvendo o consumo de vários produtos e serviços sob a perspectiva sistêmica, abrangendo levantamentos de fontes primárias, com a realização de entrevistas em profundidade. Identificou-se, após essa etapa inicial, a questão do desenvolvimento de novos produtos e serviços e, a seguir, a orientação para o mercado das empresas fabricantes dos produtos selecionados. O tema escolhido para dar o suporte empírico a este artigo relaciona-se à lavagem doméstica de roupas considerada nos seus múltiplos episódios de consumo. Os resultados mostraram que a abordagem do consumo sob o enfoque sistêmico pode ser um recurso útil no desenvolvimento bem-sucedido de novos produtos e indicativo do tipo de orientação para o mercado adotado pelas empresas estudadas. Ressaltam-se as limitações apresentadas por ser este um estudo de natureza exploratória.

Publicado

2010-10-19

Cómo citar

Calixta, M., & Pinto, V. B. (2010). Roupa Suja se Lava em Casa: a Orientação para o Mercado e os Novos Produtos sob o Enfoque do Sistema de Consumo. Revista Gestão & Tecnologia, 8(1), 1–6. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2008.v8i1.210