A relação entre personalidade e engajamento de universitários na prática de Mindfulness

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i2.2066

Palabras clave:

Gestão, Marketing, Comportamento de Consumo

Resumen

Objetivo do trabalho é investigar quais traços de personalidade influenciam no engajamento durante a prestação de um serviço: o treinamento na prática de mindfulness.Para alcançar o objetivo proposto foi realizado um levantamento tipo survey aplicado em participantes de um treinamento de mindfulnes realizado em uma universidade brasileira (N=70). Os dados foram analisados utilizando modelagem de equações estruturais baseada em variância (PLS-SEM). Foram identificados os traços de personalidade antecedentes do engajamento durante a prestação de serviços, atendendo ao chamado de pesquisadores sobre o tema; contribuindo para os campos de estudo sobre personalidade, engajamento, marketing social e serviços.  Os resultados encontrados sugerem que quanto maior o nível de extroversão, o desejo por estímulos e excitação e a sensação de ser capaz de realizar tarefas, maior a probabilidade de engajamento na prática de mindfulness, mais especificamente, maior o vigor e a dedicação à prática. Tais resultados contribuem para a compreensão do engajamento no contexto de serviços, auxiliam no desenvolvimento de comunicação, segmentação e de programas mais adequados de treinamento em mindfulness

Biografía del autor/a

Cátia Fabíola Parreira de Avelar, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Carolina Pantuza Vilar dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração Universidade Federal de Minas Gerais

Ricardo Teixeira Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor titular Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado

2021-07-13

Cómo citar

Avelar, C. F. P. de, Santos, C. P. V. dos, & Veiga, R. T. (2021). A relação entre personalidade e engajamento de universitários na prática de Mindfulness. Revista Gestão & Tecnologia, 21(2), 109–131. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i2.2066