A relação universidade-empresa: barreiras e facilitadores no processo de geração de inovação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i3.1998

Palabras clave:

Universidade-Indústria, processo de inovação, facilitadores, barreiras.

Resumen

Objetivo do estudo: objetivo deste estudo e identificar e explorar as barreiras e facilitadores existentes em um caso de sucesso envolvendo a relação universidade-empresa no contexto de geração de inovações.

Metodologia: Foi investigado um estudo de caso de sucesso, aplicando entrevistas e observações não participantes na universidade e na empresa, procurando entender de que forma a construção da relação acontece e o que seria barreira ou facilitador, discussões são sustentadas pelo referencial teórico.

Originalidade/relevância: O Artigo aborda um caso de sucesso, concentrando-se em contribuições teóricas e práticas existentes no campo empírico, o contexto de inovação é exigido nas universidades, havendo a necessidade da construção de relações duradouras.

Principais resultados: As discussões geram reflexões sobre o processo de relação universidade-empresa no Brasil, onde a relação pesquisador-empresa é evidenciada, produzindo ações empreendedoras e de produção técnico-científico entre as organizações envolvidas. As conclusões destacam a necessidade da valorização dos relacionamentos colaborativos por parte do governo.

Contribuições teóricas/metodológicas: Instrumentos de coleta de dados podem ser aplicados em outros contextos da relação universidade-empresa, permitindo análises comparativas.

Contribuições sociais/para a gestão: A relação pode ser produtiva sem ser competitiva, possibilitando a construção de modelos de relacionamento entre universidade-empresa para o cenário da inovação em termos de benefícios.

Biografía del autor/a

Myller Augusto Santos Gomes, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do departamento de administração da Unicentro-PR,Avaliador de cursos de graduação presencial e à distância do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Doutorado em andamento em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestre em Gestão de Políticas Públicas Pela Universidade do Vale do Itajaí, Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco, graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Eloni Santos Perin, Universidade Federal do Paraná, Secretária de Estado de Educação-PR.

Doutoranda em Gestão da Informação - UFPR (ORCID: ) Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR (2017). Especialização em Gestão Pública -UEPG (2014), Bacharelado em Administração Pública UEPG/UAB (2013), Especialização em Educação - Psicopedagogia IBPEX (2002) e Graduação em Licenciatura em Matemática com Habilitação em Física - UEPG (1998). Professora pertencente ao Quadro Próprio do Magistério (2003) e PDE (2013) na Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED-PR. Experiência na área de Educação, nos níveis Fundamental, Médio e Técnico, com atuação nas áreas de Matemática, Física geral e Educação Profissional nos cursos Técnicos em Administração, Logística, Contabilidade, Edificações e Meio Ambiente. Atualndo na área de Currículo e Formação de Professores no NRE- Ponta Grossa, PR. Pesquisa nas áreas de Educação, Administração Pública, Gestão da Informação, Formação de Professores e Competências Digitais.

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Publicado

2022-10-16

Cómo citar

Santos Gomes, M. A., & Perin, E. S. (2022). A relação universidade-empresa: barreiras e facilitadores no processo de geração de inovação. Revista Gestão & Tecnologia, 22(3), 244–267. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i3.1998