Fatores que influenciam o uso do Mobile Banking um estudo no mercado bancário brasileiro

Autores/as

  • Wesley Macio Gonçalves Maciel Fucape Business School
  • Leony Alexandre Gabriel Soares Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i3.1942

Palabras clave:

Mobile Banking, Segurança Bancária, Usuários

Resumen

Objetivo: Examinar os fatores que influenciam a intenção dos correntistas bancários brasileiros na utilização do MB;

Metodologia: Uma pesquisa survey, aplicada a 585 respondentes, com dados analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais com o Método de Estimação dos Mínimos Quadrados (PLS). O modelo proposto é formado por cinco construtos antecedentes: segurança percebida, usabilidade de software e compatibilidade de sistemas, perfil demográfico e social do cliente, vantagem relativa e ameaça externa;

Originalidade/Relevância: Em países emergentes e em desenvolvimento, há maior resistência por parte dos usuários a adotarem o MB. No Brasil, apenas 45% das contas ativas, em bancos físicos e digitais, utilizam esse canal de atendimento (Febraban, 2019);

Principais resultados: Os resultados demonstram que a percepção de segurança, o perfil adequado do cliente (especificamente pessoas jovens), bem como a percepção de vantagem relativa são fatores que influenciam a intenção de uso do MB;

Contribuições teóricas: O estudo contribui ao mensurar as dimensões de um MB em uma economia em desenvolvimento. Também colabora nas análises da percepção dos clientes à adoção de ferramentas tecnológicas;

Contribuições sociais / para a gestão: os resultados obtidos servem de apoio aos bancos brasileiros no sentido de realizarem a migração de clientes ao novo canal, dirimindo dúvidas, potencializando pontos positivos, corrigindo falhas, auxiliando na eficiência do serviço e lucratividade do negócio.

Biografía del autor/a

Wesley Macio Gonçalves Maciel, Fucape Business School

Mestre em Administração

Leony Alexandre Gabriel Soares, Fucape Business School

Mestrando em Ciências Contábeis

Publicado

2022-10-16

Cómo citar

Gonçalves Maciel, W. M., & Soares, L. A. G. (2022). Fatores que influenciam o uso do Mobile Banking um estudo no mercado bancário brasileiro. Revista Gestão & Tecnologia, 22(3), 174–193. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i3.1942