Desenvolvimento de uma proposta de planejamento e controle da produção para uma empresa de eletrônica médica
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i2.1870Palabras clave:
Planejamento e Controle da Produção. EPP. Otimização. PMP.Resumen
Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo estudar a implantação de um PCP, em uma empresa de pequeno porte (EPP) de materiais eletrônicos para medicina e estética.
Metodologia: Foi realizada através de uma execução qualitativa, com abordagem de estudo de caso, que a partir da previsão de demandas, desenvolvendo um plano de produção a longo prazo para as famílias de produtos, seguido de um Plano-Mestre de Produção (PMP) para equipamentos individuais, e a programação da produção, com a produção necessária semanalmente, busca propor alternativas de solução para otimizar o fluxo produtivo, bem como aprimorar o processo de produção da empresa em estudo, atendendo as demandas até 2030.
Originalidade: A relevância da pesquisa está na carência de estudos abordando como a estratégia o planejamento de produção com foco no mercado futuro.
Principais resultados: Foi possível avaliar o sistema produtivo da empresa e desenvolver, alinhado as demandas futuras e na capacidade produtiva, um planejamento de produção para atender necessidades imediatas e futuras. Pode-se observar com o PMP que foi possível diminuir a produção em até 6% em determinados meses, reduzindo a média de estoque final da empresa em 35%. Constatou-se também uma otimização de aproximadamente 18% do fluxo de informações do setor responsável pelo planejamento da produção, melhorando assim, a eficiência e eficácia da empresa.
Contribuições teóricas/metodológicas: Como contribuição acadêmica pode constatar a importância do planejamento de produção alinhado as demandas futuras, bem como a repercussão que este tipo de atividade pode gerar em empresas de pequeno e médio porte.
Citas
Barreto, E.G.L.; Santos, R.L.S.; Menezes, V.L. & Silva, R.M. (2010). A melhoria do processo produtivo em uma empresa de fast food através do PERT/CPM. Revista Gestão Industrial, Curitiba, 6(4), 231-245.
Batista, J.A.; Nunes, D.L. & Tamaki, D.M.C. (2017). Estudo de caso: Implantação da ferramenta MRP em uma empresa do setor Elétrico de Itajubá. Anais do Congresso de Engenharia de Produção, Ponta Grossa. PR, Brasil, 7.
Batista, M.N. & Campos, D.C. (2016). Metodologias de Pesquisa em Ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC.
Bezerra, F.M. (2014). Planejamento e controle da produção em uma pequena organização produtiva: da concepção à implantação. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Chiavenato, I. (2008). Planejamento e Controle da Produção. 2. ed. São Paulo: Manole.
Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Rio Grande do Sul: Artmed.
Gil, A.C. (2009). Estudo de Caso. 1. ed. São Paulo: Atlas.
Slack, N.; JONES, A.B. & Johnston, R. (2018). Administração da Produção. 8. ed. São Paulo: Atlas.
Tubino, D.F. (2017). Planejamento e Controle da Produção: Teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas.
Vergara, W.R.; Teixeira, R.T. & Yamanari, J.S. (2017). Análise de risco em projetos de engenharia: uso do PERT/CPM com simulação. Exacta, 15(1), 74-88.
Zan, G. L. & Sellitto, M. A. (2007). Técnica de previsão de demanda: um estudo de caso triplo com dados de vendas de materiais eletro-mecânicos. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, 0(3), 95-106.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Gestão & Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.