Determinantes da utilização de canais de serviços mobile banking para transações financeiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i1.1691

Palabras clave:

Mobile banking, Tecnologias, Bancos.

Resumen

A utilização de tecnologias em serviços bancários aumentou de forma significante nos últimos anos e impacta de diferentes formas a vida social dos indivíduos e, embora ofereça muitos benefícios, traz consigo diversos fatores que afetam o comportamento e o estilo de vida. Neste contexto, os efeitos dessa tendência ainda não são conhecidos de forma clara pela literatura e os resultados são conflitantes, o que demanda estudos que busquem analisar fatores demográficos, comportamentais e sociais. Nesta via, este estudo de natureza quantitativa, descritiva e documental busca identificar que fatores apresentam maior impacto no uso do mobile banking para movimentações financeiras. Os resultados obtidos por meio da técnica de Regressão, analisados por meio do software SPSS, versão 22, apontam que indivíduos com níveis de escolaridade mais alto utilizam mais o serviço mobile banking em relação à indivíduos com níveis mais baixos de escolaridade.

Biografía del autor/a

Alexandre Corrêa dos Santos, Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC-Brasil

- Doutorando em Ciências Contábeis e Administração (Stricto Sensu) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC-Brasil

- Mestre em Ciências Contábeis (Stricto Sensu) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC-Brasil

- Especialista (Lato Sensu) em Perícia e Auditoria pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, PR-Brasil

- Especialista (Lato Sensu) em Controladoria e Finanças - PUC, PR-Brasil

- Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP/FAFICOP, PR-Brasil

Marcos Paulo Albarello Friedrich, Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC-Brasil

- Doutorando em Ciências Contábeis e Administração (Stricto Sensu) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC-Brasil

- Mestre em Administração pela Universidade Meridional - IMED, RS-Brasil

- MBA em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade de Passo Fundo, RS-Brasil

- Graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, RS-Brasil

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC-Brasil

- Doutor em Engenharia de Produção (Stricto Sensu) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, SC-Brasil

- Pós-Doutor (Stricto Sensu) - The University of New México, UNM-Estados Unidos

- Pós-Doutor (Stricto Sensu) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, RJ-Brasil

- Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (Doutorado) da Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC-Brasil

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Publicado

2020-01-01

Cómo citar

Santos, A. C. dos, Friedrich, M. P. A., & Hein, N. (2020). Determinantes da utilização de canais de serviços mobile banking para transações financeiras. Revista Gestão & Tecnologia, 20(1), 7–27. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i1.1691