Análise estrutural e longitudinal sobre capacidades dinâmicas em agências de publicidade e em mídias sociais

Autores/as

  • Silvia Spagnol Simi dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Sérgio Begnini UNOESC
  • Carlos Eduardo Carvalho UNOESC
  • Ieda Margarete Oro Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (2015). Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2006). Pesquisadora e Professora do Curso de Ciências Contábeis, Mestrado Profissional em Administração e Doutorado Acadêmico da UNOESC -Chapecó. Experiência profissional na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Sistemas de Controle Gerencial. Avaliação de Desempenho. Finanças Corporativas. Empresas Familiares. Editora-chefe da RACE. Revisora de periódicos acadêmicos.

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i1.1610

Palabras clave:

Capacidades Dinâmicas. Mídias Sociais. Agências de Publicidade. Bibliometria.

Resumen

Este trabalho contribui para a compreensão sobre estudos a respeito de capacidades dinâmicas aplicadas a agências de publicidade e em mídias sociais. O objetivo é analisar a configuração dos trabalhos publicados e sistematizar os procedimentos técnicos de pesquisa utilizados, assim como enumerar e quantificar os principais autores, journals, bases de dados e ano das publicações. Como metodologia, a investigação utiliza de uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2008 e 2017, com uso de algumas técnicas bibliométricas. No total, foram analisados 244 artigos. Esta revisão de literatura integrativa das CD acrescenta à categorização da literatura, relaciona a pesquisa de mídias sociais e agências de publicidade às CD e fornece orientações favoráveis para pesquisas futuras. O estudo aponta para a tendência de publicações qualitativas com foco em mídias sociais, consequentemente, os resultados sugerem a necessidade de mais investigações sobre esse objeto de estudo pela ascendência das mídias sociais. 

Biografía del autor/a

Silvia Spagnol Simi dos Santos, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutoranda em Administração, Mestre em Ciências da Linguagem, possui Especialização em Comunicação e Marketing, Especialização em Novas Mídias, Rádio e TV, MBA em Estratégias de Marketing e Graduação em Publicidade e Propaganda. É professora do curso de Publicidade e Propaganda e do MBA em Estratégias de Marketing da UNOESC Joaçaba. Professora em várias disciplinas, tem experiência na área da Comunicação com ênfase em Programação Visual, Produção Gráfica, Web Design, Planejamento Publicitário e Semiótica. https://orcid.org/0000-0003-3897-1673

Sérgio Begnini, UNOESC

Cursando Doutorado em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014), Especialização em Educação Integral pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2012) Bacharelado em Administração pela Faculdade Concórdia - FACC (2010) e Bacharelado em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2004). Atualmente exerce o cargo de Administrador na Universidade Federal da Fronteira Sul, com a Função de Ouvidor. Tem experiência na docência do Ensino Superior na área de Administração e Gestão. É membro dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Saúde Coletiva, da UNIOESTE; Competitividade Organizacional, da UNOESC. sergiobegnini@gmail.com

Carlos Eduardo Carvalho, UNOESC

Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali (2011). Atua como professor pesquisador no Mestrado Profissional em Administração e no Doutorado em Administração da Unoesc. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional, Estratégia e Competitividade, e Métodos Quantitativos, atuando na docência e pesquisa dos seguintes temas: cultura organizacional, comportamento estratégico, ambiente organizacional, competitividade, desempenho empresarial, empreendedorismo, redes e métodos quantitativos para pesquisa em administração.

Ieda Margarete Oro, Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (2015). Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2006). Pesquisadora e Professora do Curso de Ciências Contábeis, Mestrado Profissional em Administração e Doutorado Acadêmico da UNOESC -Chapecó. Experiência profissional na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Sistemas de Controle Gerencial. Avaliação de Desempenho. Finanças Corporativas. Empresas Familiares. Editora-chefe da RACE. Revisora de periódicos acadêmicos.

Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (2015). Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2006). Pesquisadora e Professora do Curso de Ciências Contábeis, Mestrado Profissional em Administração e Doutorado Acadêmico da UNOESC -Chapecó. Experiência profissional na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Sistemas de Controle Gerencial. Avaliação de Desempenho. Finanças Corporativas. Empresas Familiares. Editora-chefe da RACE. Revisora de periódicos acadêmicos.

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Publicado

2020-01-01

Cómo citar

Simi dos Santos, S. S., Begnini, S., Carvalho, C. E., & Oro, I. M. (2020). Análise estrutural e longitudinal sobre capacidades dinâmicas em agências de publicidade e em mídias sociais. Revista Gestão & Tecnologia, 20(1), 184–208. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i1.1610