A ciência de serviço e algo de um legítimo admirável mundo novo
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i4.1270Resumen
Complexas demandas de mercado e da sociedade levam empreendedores inovadores a lançar empresas baseadas no conhecimento, que mudam o modo de vida de muita gente. Novos modelos de negócios vão tirando proveito do crescimento das internets e da computação em nuvem, entre tantas possibilidades impulsionadas pela tecnologia. No círculo acadêmico, subjacente a essas transformações, emergiu Lógica Dominada por Serviço (LDS), uma filosofia de marketing e gestão, fruto da colaboração de professores, pesquisadores, consultores e profissionais. Diante da proliferação de subdisciplinas no Marketing, típica de uma crise de paradigma, Vargo e Lusch (2004) propuseram um arcabouço estruturante da teoria de Marketing, calcada em elegante e parcimonioso conjunto de axiomas, premissas, e conceitos. A LDS abriu avenidas de progresso teórico e metodológico, com interessantes implicações práticas. Indo além, a LDS é o esteio da emergente Ciência de Serviço. Nessa órbita, este artigo expõe e reflete sobre a Ciência de Serviços e seu entorno. Apresenta as razões, a natureza e os impactos da Ciência de Serviço. Sintetiza a LDS. Explica a Internet das Coisas e as organizações baseadas em conhecimento. Mostra a vanguarda da IBM nessa jornada. Realça a pertinência dessa Ciência para o Brasil. Estimula a adoção prática dessas perspectivas e a contribuição acadêmica para a evolução delas.
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