Adoção e uso do Facebook na educação: perspectivas para a comunicação, colaboração e compartilhamento de informações e dados no ambiente universitário
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i3.1154Palabras clave:
Redes sociais, Tecnologia na educação, Adoção do Facebook na educaçãoResumen
As redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes e, consequentemente, nos processos educacionais. Pesquisas relacionadas ao tema tornam-se cada vez mais necessárias e relevantes. O objetivo desse estudo foi verificar se a adoção das redes sociais, em específico o Facebook, influencia o seu uso na educação. Foram obtidas 123 respostas de universitários que foram analisadas por meio de técnicas multivariadas de componentes principais e de correlação canônica. Verificou-se que o uso de redes sociais na educação se dá devido a sua adoção prévia em outro contexto que não o da educação. Isto sugere que plataformas que não são adotadas previamente por discentes e docentes em outros contextos podem trazer resistência para o seu uso efetivo em educação. Com isso reforça-se que as instituições de ensino devem incentivar o uso de redes já estabelecidas, principalmente no que tange a comunicação, colaboração e compartilhamento de informações e dados.Citas
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