A pesquisa sobre redes sociais e comportamento do consumidor no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i2.1146Palabras clave:
Redes sociais, Comportamento do consumidor, Orkut, Facebook, Bibliometria.Resumen
O objetivo deste artigo é analisar a publicação de trabalhos acadêmicos que relacionam o comportamento do consumidor e as redes sociais, publicados nos principais periódicos brasileiros no período de 2000 a 2015, na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Para atender esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a qual possibilitou selecionar artigos relacionados ao tema. Foram encontrados 1.202 trabalhos e destes 54 possuíam ligação com o tema. Para a análise dos artigos, utilizou-se um formulário com 11 variáveis e as seguintes comprovações foram obtidas: (a) maior frequência das palavras Facebook e Orkut; (b) 56,9% dos artigos são de estudos exploratórios e 94,5% empíricos; (c) a grande maioria dos artigos (75,9%) foram publicados nos últimos 4 anos; (d) destaque para o estado de São Paulo, que originou 29,5% dos autores e Rio Grande do Sul com 16,8%; (e) observou-se uma tendência de pesquisas que tratam da relação indivíduo-organização.
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