Aspectos da atuação do setor de tecnologia da informação brasileiro em prol da sociedade e cidadania
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2002.v1i1.103Resumen
Num sistema social complexo e heterogêneo, como se apresenta o quadro brasileiro da atualidade, os esforços e tarefas de construção de um modelo mais digno e participativo demandam urgência, diante dos riscos de desagregação que constantemente se apresentam. O desafio da inclusão social de parte expressiva da população é hoje partilhado por empresas, instituições, governos e demais agentes, em que pesem os alarmantes índices de distanciamento entre camadas sociais, percebidos pelas pesquisas de vários órgãos que analisam este cenário. O setor da tecnologia da informação brasileiro se insere nesta problemática em dois contextos: a) como força econômica, que pode contribuir como os outros segmentos ao atuar com o objetivo de atenuar os efeitos das diferenças abismais através de programas assistenciais a populações necessitadas e b) como agente difusor de informações para a sociedade, no tocante a comunicar, conscientizar e informar aos cidadãos, capacitando-os à melhor participação e integração comunitárias, havendo aqui de se definir o conceito de informação na prática da cidadania. O presente artigo destina-se a observar fatos e ações nestes dois aspectos no ambiente brasileiro, buscando analisar o papel deste competitivo e inovador segmento econômico, avaliando como se desenvolve em ambos aspectos assinalados.
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