Curtir mais, Pagar menos – Adoção às Compras Coletivas pelo Consumidor Final

Authors

  • Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
  • Alexandre Cappellozza Universidade Metodista de São Paulo
  • Eduardo da Silva Flores Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
  • Emerson Feitosa Arrais Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i2.607

Keywords:

Sites de Compras Coletivas, Adoção Tecnológica, Equações Estruturais

Abstract

Com o objetivo de identificar os fatores que levam o cidadão à intenção de utilizar sites de compra coletiva, foi realizado um survey com 224 cidadãos na cidade de São Paulo, empregando como base as variáveis de modelos de adoção tecnológica existentes na literatura. A técnica de análise empregada consistiu no uso de modelagem por equações estruturais. Os resultados demonstraram que o Hábito é o principal fator de influência, seguido da Percepção de Segurança, Benefício Percebido e Influência Social. A pesquisa apresenta contribuições acadêmicas e para o mercado. Em termos acadêmicos, apresentou elevados valores preditivos para uma nova modalidade de negócios. Para o mercado, os resultados podem auxiliar os gestores a conhecer melhor os principais pontos a considerar para que os clientes tenham a intenção e efetivamente utilizem as promoções das compras coletivas, mitigando eventuais problemas de adoção com um maior entendimento sobre seus clientes.

Author Biographies

Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Doutorando e Mestre (2010) em Administração pela FGV-EAESP, com curso de aperfeiçoamento em Empreendedorismo pela Renmin University of China (2013). Docente da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (desde 2010).

Alexandre Cappellozza, Universidade Metodista de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo. Doutor em Administração de Empresas pela FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Mestre e especialista em Administração de Empresas e graduado em Engenharia de Telecomunicações. É parecerista convidado do The Journal of Strategic Information Systems - JSIS e outros periódicos.

Eduardo da Silva Flores, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Consultor em IFRS e finanças. Professor com projeto ativo pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Bacharel em Ciências Contábeis e Mestre em Contabilidade e Controladoria pela UniFECAP. Doutorando em contabilidade e controladoria pela FEA/USP e Bolsista do Laboratório de Contabilidade Internacional promovido pela parceira FIPECAFI e FEA/USP.

Emerson Feitosa Arrais, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Aluno de graduação em Administração da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

References

Venkatesh, V., Thong, J. Y. L., & Xu, X. (2012). Consumer Acceptance and Use of Information Technology: Extending the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. MIS Quarterly, 36(1): 157-178.

Hair, J. F. Jr., Anderson, R.E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2005). Análise Multivariada de Dados. 5 ed., Porto Alegre: Bookman.

Pavlou, P. A. (2004). Building effective online marketplaces with institution-based trust. Information Systems Research, 15(1): 37-59.

Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B., & Davis, F. D. (2003). User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly, 27(3): 425-478.

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, v.18, pp.39-50.

Published

2015-08-30

How to Cite

Moraes, G. H. S. M. de, Cappellozza, A., Flores, E. da S., & Arrais, E. F. (2015). Curtir mais, Pagar menos – Adoção às Compras Coletivas pelo Consumidor Final. Journal of Management & Technology, 14(2), 79–100. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i2.607