Perspectivas da Gestão para a Sustentabilidade em Empresas do Setor Mineral

Authors

  • Jordana Marques Kneipp Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria
  • Aletéia de Moura Carpes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i3.467

Abstract

O objetivo deste estudo consistiu em analisar as principais práticas de gestão para a sustentabilidade e o desempenho em empresas do setor mineral. Foram identificadas as condições que favorecem a integração da sustentabilidade à estratégia organizacional a partir de Lacy et al. (2010) e as práticas de gestão para a sustentabilidade, por meio dos princípios para o desenvolvimento sustentável na indústria mineral do International Council on Mining and Metals [ICMM] ( 2008). O desempenho empresarial foi avaliado a partir dos indicadores do Global Reporting Initiative [GRI] (2006, 2010b). O estudo foi conduzido por meio de um survey com empresas vinculadas ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). De modo geral, as empresas consideram importante a integração da sustentabilidade na estratégia empresarial e adotam práticas de gestão para a sustentabilidade. Entretanto, observou-se que ainda é incipiente a utilização de indicadores que mensurem o impacto da adoção dessas práticas.

Author Biographies

Jordana Marques Kneipp, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - PPGA/UFSM

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta - Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Aletéia de Moura Carpes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - PPGA/UFSM

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Published

2012-12-17

How to Cite

Marques Kneipp, J., Maffini Gomes, C., & de Moura Carpes, A. (2012). Perspectivas da Gestão para a Sustentabilidade em Empresas do Setor Mineral. Journal of Management & Technology, 12(3), 197–222. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i3.467