Temas de enlace entre Gestão do Conhecimento e Inteligência Artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i5.3242

Palavras-chave:

gestão do conhecimento; inteligência artificial; temas; relação.

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa se foi regida pelo intento de revelar os temas que regem o enlace entre Gestão do Conhecimento e Inteligência Artificial.

Metodologia/procedimentos metodológicos: Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, de natureza básica que faz uso de materiais bibliográficos a serem examinados pela abordagem quantitativa, por meio do VOSviewer, versão 1.6.20, e qualitativa, mediante exame amostral.

Originalidade/Relevância: A forma como a Gestão do Conhecimento e a Inteligência Artificial interagem não foi anunciada, sendo essa uma lacuna explorada por esta pesquisa.

Principais resultados: Por resultado, têm-se a gênese de cinco temas de enlace, a saber: 1) Inteligência e Tomada de Decisão Organizacional; 2) Representação e Classificação do Conhecimento; 3) Inovação Baseada em Dados e Aprendizado de Máquina; 4) Sistemas Inteligentes de Informação; e 5) Inteligência Artificial Generativa no Contexto das Bibliotecas. O desenvolvimento de pesquisas mediante esses cinco temas é sugestão de pesquisa futura, de modo a fomentar a evolução dos mesmos, mediante relação bidirecional entre Gestão do Conhecimento e Inteligência Artificial, com vistas a contribuição mútua entre essas partes para finalidades organizacionais ou bibliotecárias.

Contribuições teóricas/metodológicas: Evidencia-se que há uma relação bidirecional entre Gestão do Conhecimento e Inteligência Artificial, com vistas a contribuição mútua entre essas partes para finalidades organizacionais ou bibliotecárias.

Biografia do Autor

Fábio Corrêa, Centro Universitário Newton Paiva

Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Alexandre Teixeira Dias, Centro Universitário Unihorizontes

Possui graduação em Administração (1999), mestrado em Administração (2004) e doutorado em Administração (2009), todos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor assistente no IBMEC-MG, onde ministra as disciplinas Gestão Contextualizada para os cursos de Economia e Administração, e Data Mining para o curso de Administração, além de realizar pesquisas na linha de Estratégia e Desempenho da Firma. Foi Pesquisador Visitante na Universidade de Lisboa (ISEG - Lisbon School of Economics & Management) no período de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho da firma, estratégia corporativa, estratégia competitiva, competição e métodos quantitativos, em especial Modelagem PLS (Partial Least Squares).

Jersone Tasso Moreira Silva, Centro Universitário Unihorizontes

Possui graduação em Ciências Econômicas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências Econômicas - San Diego State University (1993), doutorado em Economia Aplicada - Universidade Federal de Viçosa (2001), pós-doutorado em Gestão de Operações - University of Texas at El Paso (2018). Professor do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Novos Horizontes. Professor Associado da Fundação Dom Cabral. Atuou como professor Adjunto no curso de Economia na disciplina de Macroeconomia e Diretor do Curso de Economia do Centro Universitário UNA. Atuou como professor Adjunto IV na Universidade FUMEC o qual lecionou as disciplinas de Logística Empresarial, Cadeias Produtivas, Cadeia de Suprimentos, Sistemas de Apoio a Tomada de Decisão e Sistemas Econômicos no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração.

Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Dárlinton Barbosa Feres Carvalho é Doutor e Mestre em Ciência - Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação (DCOMP) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Possui experiência em diversos segmentos do mercado. Trabalhou na Siemens Corporate Research (Princeton-USA), na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Automatos (Rio de Janeiro) e no Ministério da Educação (Brasília).

Referências

Corrêa, Fábio et al. (2018). Tecnologias de apoio a Gestão do Conhecimento: uma abstração por conceito, taxonomia e tipologia. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, 11(2), 498-522. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n2.2018.8340

Abbaszadeh, Mohammad Ali, Ebrahimi, Mehran, & Fotouhi, Hossein. (2010). Developing a causal model of critical success factors for knowledge management implementation. In: International Conference on Education and Management Technology (ICEMT), 2010, Egito. Anais... Egito: Cairo, 701-705. DOI http://dx.doi.org/10.1109/ICEMT.2010.5657563

Abeliuk, Andrés, & Gutiérrez, Claudio. (2021). Historia y evoluación de la inteligencia artificial. Revista Bits de Ciencia, 21, 14-21. https://revistasdex.uchile.cl/index.php/bits/article/download/2767/2700

Aboul-Ela, Magdy. (2005). Knowledge Indexing and Pattern Similarity Measure For Information Organization. WSEAS Transaction Journal on Computers, 57-65. https://www.worldses.org/journals/computers/old.htm

Akhavan, Peyman, Jafari, Mostafa, & Fathian, Mohammad. (2006). Critical success factors of knowledge management systems: A multi-case analysis. European Business Review, 18(2), 97-113. http://dx.doi.org/10.1108/09555340610651820

Al-Mabrouk, Khalid. (2006). Critical success factors affecting knowledge management adoption: A review of the literature. In: Innovations in Information Technology (IITFALSO), 2006, Emirados Árabes. Anais... Emirados Árabes: Dubai, 1-6. http://dx.doi.org/10.1109/INNOVATIONS.2006.301888

Alshadoodee, Hasanain Abdalridha Abed et al. (2022). The role of artificial intelligence in enhancing administrative decision support systems by depend on knowledge management. Bulletin of Electrical Engineering and Informatics, 11(6), 3577-3589. https://doi.org/10.11591/eei.v11i6.4243

Arif, Mohammad J., & Shalhoub, Mohammed Hassan Bin. (2014). Critical success factors with its effective role in knowledge management initiatives in public and private organizations in saudi Arabia: experts perspectives. Life Science Journal, 11(6), 636-645, 2014.

Bencsik, Andrea. (2021). The sixth generation of knowledge management–the headway of artificial intelligence. Journal of International Studies, 14(2), 84-101. https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=977832

Chen, Edward. (2024). Empowering artificial intelligence for knowledge management augmentation. Issues in Information Systems, 25(4), 2024. https://doi.org/10.48009/1_iis_2024_132

Chergui, Meriyem, & Chakir, Aziza. (2020). IT Governance Knowledge: From Repositories to Artificial Intelligence Solutions. Journal of Engineering Science & Technology Review, 13(5), https://doi.org/10.25103/jestr.135.09

Corrêa, Fábio. Gestão do conhecimento: uma abordagem para a ação. 1. ed. Universidade FUMEC, 2023. v. 1. 275p.

Correa, Renato de Aguiar et al. (2024). Proposição de melhoria para elevação da Maturidade da Gestão do Conhecimento em Redes Confessionais de Ensino. Perspectivas em Ciência da Informação (on line), 29, 1-22. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/47832

Creswell, John W. (2007). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Artmed, 2007.

Davis, Fred D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 319-340. https://doi.org/10.2307/249008

Dresch, Aline, Lacerda, Daniel Pacheco, & Antunes Júnior, José Antonio Valle. (2015). Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Bookman Editora.

Elnaggar, Emad Abdelaziz et al. (2025). The Artificial Intelligence Application and Its Influence on the Marketing Innovation: Mediation of The Marketing knowledge Management An applied study on The Egyptian Public Commercial Banks. Qubahan Academic Journal, 5(1), 842-859. https://doi.org/10.48161/qaj.v5n1a1627

Gai, Suxia, & Xu, Congwei. (2009). Research of critical success factors for implementing knowledge management in China. In: International Conference on Information Management, Innovation Management and Industrial Engineering (ICIII), 2009, China. Anais... China: Xi'na, 561-564. http://dx.doi.org/10.1109/ICIII.2009.594

Garbero, Alessandra et al. (2025). Leveraging artificial intelligence and machine learning analytics for development effectiveness: a comprehensive approach to extract insights from project data. Journal of Development Effectiveness, 17(1), 71-100. https://doi.org/10.1080/19439342.2024.2361008

García-Pineda, Vanessa et al. (2024). Tendencias en la gestión del conocimiento en la era de la inteligencia artificial: Un análisis bibliométrico. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, E66, 242-254. https://www.proquest.com/docview/3043349728?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true&sourcetype=Scholarly%20Journals

Gil, Antonio Carlos. (2002). Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. Atlas, 2002.

Haider, Waleej et al. (2021). A generic approach for wheat disease classification and verification using expert opinion for knowledge-based decisions. IEEE Access, 9, 31104-31129. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2021.3058582

Huang, Yuan-Ho. (2024). Exploring the implementation of artificial intelligence applications among academic libraries in Taiwan. Library Hi Tech, 42(3), 885-905. https://doi.org/10.1108/LHT-03-2022-0159

Jang, Kyeonghee; Landuyt, Noel G. (2023). Limited benefits of technological advances in human service organizations: Going beyond the hype using sociotechnical knowledge management system. Journal of Social Service Research, 49(4), 426-446. https://doi.org/10.1080/01488376.2023.2236131

Jo, Hyeon. (2023). Understanding AI tool engagement: A study of ChatGPT usage and word-of-mouth among university students and office workers. Telematics and Informatics, 85, 102067. https://doi.org/10.1016/j.tele.2023.102067

Kalota, Faisal. (2024). A primer on generative artificial intelligence. Education Sciences, 14(2), 172. https://doi.org/10.3390/educsci14020172

Kerlinger, Fred Nichols. (1979). Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. Editora Pedagógica e Universitária Ltda.

Khan, Muhammad Nafees,& Shao, Zhen. (2024). Impact of Big Data and Knowledge Management on Customer Interactions and Consumption Patterns: Applied Science Research Perspective. Engineering, Technology & Applied Science Research, 14(3), 14125-14133. https://doi.org/10.48084/etasr.7203

Kumar, Sanjay, Singh, Vinay, & Haleem, Abid. (2015). Critical success factors of knowledge management: modelling and comparison using various techniques. International Journal of Industrial and Systems Engineering, 21(2), 180-206. http://dx.doi.org/10.1504/IJISE.2015.071508

Leoni, Luna et al. (2024). AI-empowered KM processes for decision-making: empirical evidence from worldwide organisations. Journal of Knowledge Management, 28(11), 320-347. https://doi.org/10.1108/JKM-03-2024-0262

Lin, Yu-Cheng, & Lin, Lee-Kuo. (2006). Critical success factors for knowledge management studies in construction. In International Symposium on Robotics and Automation in Construction (ISARC 2006), 23., 2006, Japão. Anais... Japão: Tóquio, 768-772. https://ntut.elsevierpure.com/en/publications/critical-success-factors-for-knowledge-management-studies-in-cons

Mahboub, Rasha, & Ghanem, Mohamed Gaber. (2024). The mediating role of knowledge management practices and balanced scorecard in the association between artificial intelligence and organization performance: evidence from MENA region commercial banks. Cogent Business & Management, 11(1), 2404484. https://doi.org/10.1080/23311975.2024.2404484

Mancuso, Ilaria et al. (2025). The role of explainable artificial intelligence (XAI) in innovation processes: a knowledge management perspective. Technology in Society, 82, 102909. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2025.102909

Marra, Felipe Walcarenghi, & Silva Jr., Dércio Santiago da. (2025). A influência da IA Generativa nos processos de gestão do conhecimento. Revista Delos, 18(65), e4453-e4453. https://ojs.revistadelos.com/ojs/index.php/delos/article/view/4453/2504

Marvi, Reza, Foroudi, Pantea, & Cuomo, Maria Teresa. (2024). Past, present and future of AI in marketing and knowledge management. Journal of Knowledge Management, 29(11), 1-31. https://doi.org/10.1108/JKM-07-2023-0634

Mcculloch, Warren S., & Pitts, Walter. (1943). A logical calculus of the ideas immanent in nervous activity. The Bulletin of Mathematical Biophysics, 5, 115-133. https://doi.org/10.1007/BF02478259

Minayo, Maria Cecília de Souza. (1998). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. Hucitec.

Minsky, Marvin. (1985). The Society of Mind. Simon and Schuster, New York.

Petticrew, Mark, & Roberts, Helen. (2006). Systematic reviews in the social sciences: a practical guide. Blackwell Publishing, Ltd.

Rah, Javeed Ahmad, Gul, Sumeer, & Ashraf Wani, Zahid. (2010). University libraries: step towards a web based knowledge management system. Vine, 40(1), 24-38, 2010. https://doi.org/10.1108/03055721011024900

Rahman, Md Habibur, & Islam, Md Nurul. (2024). The Impact of ChatGPT for Enhancing Knowledge Management in University Libraries. Journal of Web Librarianship, 1-20. https://doi.org/10.1080/19322909.2024.2391907

Rhem, Anthony J. (2021). AI ethics and its impact on knowledge management. AI and Ethics, 1(1), 33-37. https://doi.org/10.1007/s43681-020-00015-2

Russell, Stuart J., & Norvig, Peter. (2013). Artificial Intelligence: a modern approach, 3rd Edn. Tradução Regina Célia Simille. Elsevier.

Salisbury, Mark. (2021). A Framework for “Just-in-Time Learning” Decision Support in Organizations. In: Research Anthology on Artificial Intelligence Applications in Security. IGI Global, 449-466. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-7705-9.ch022

Sedighi, Mohammadbashir, & Zand, Fardad. (2012). Knowledge management: Review of the Critical Success Factors and development of a conceptual classification model. In: International Conference on ICT and Knowledge Engineering, 2012, Tailândia. Anais... Tailândia: Bangkok, 1-9. http://dx.doi.org/10.1109/ICTKE.2012.6408553

Silva Junior, Annor da, Polizel, Caio Eduardo de Guido, & Silva, Priscilla de Oliveira Martins da. (2012). Critical success factors for knowledge management at a private higher education school. Review of Business Management, 14(42), 102-122. https://doi.org/10.7819/rbgn.v14i42.1006

Skyrme, David, & Amidon, Debra. (1977). The knowledge agenda. Journal of Knowledge Management, 1(1), 27-37. https://doi.org/10.1108/13673279710800709

Sozinova, Anastasia A. et al. (2024). Dataset approach to the management of knowledge and information systems in the digital economy: the role of big data and AI. Proceedings on Engineering Sciences, 6(3), 1213-1220. https://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-85204044563&doi=10.24874%2fPES06.03A.015&origin=inward&txGid=349810021bec670dc30277500f3d221b

Storey, Veda Catherine. (2025). Knowledge management in a world of generative AI: Impact and Implications. ACM transactions on management information systems, 1-13. https://doi.org/10.1145/3719209

Sundaresan, Shankar, & Zhang, Zuopeng. (2022). AI-enabled knowledge sharing and learning: redesigning roles and processes. International journal of organizational analysis, 30(4), 983-999. https://doi.org/10.1108/IJOA-12-2020-2558

Van Eck, Nees Jan, & Waltman, Ludo. (2014). Visualizing bibliometric networks. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-10377-8_13

Vosviewer. (2025). VOSviewer Keywords map. https://redesigninginformationliteracyeur.wordpress.com/wp-content/uploads/2017/05/iss_scoping_search_development_studies_and_global-south-vosviewer.pdf

Wang, Mingsheng, Yang, Yongzhong, & Zhong, Peichi. (2025). How does AI affect the self-actualization of content creators in dynamic environments? A knowledge management perspective. Technology in Society, 81, 102855. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2025.102855

Wang, Shaofeng, & Zhang, Hao. (2024). Green entrepreneurship success in the age of generative artificial intelligence: The interplay of technology adoption, knowledge management, and government support. Technology in Society, 79, 102744. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2024.102744

Wong, Kuan Yew. (2005). Critical success factors for implementing knowledge management in small and medium enterprises. Industrial Management & Data Systems, 105(3), 261-279. https://doi.org/10.1108/02635570510590101

Yuen, Joseph SM et al. (2018). An intelligent-internet of things (IoT) outbound logistics knowledge management system for handling temperature sensitive products. International Journal of Knowledge and Systems Science (IJKSS), 9(1), 23-40. https://doi.org/10.4018/IJKSS.2018010102

Zaghloul, Waleed, Lee, Sang M., & Trimi, Silvana. (2009). Text classification: neural networks vs support vector machines. Industrial Management & Data Systems, 109(5), 708-717. https://doi.org/10.1108/02635570910957669

Zatwarnicki, Krzysztof et al. (2021). General environment description language. Applied Sciences, 11(2), 740. https://doi.org/10.3390/app11020740

Zieba, Malgorzata, & Zieba, Krzysztof. (2014). Knowledge management critical success factors and the innovativeness of KIBS companies. Engineering Economics, 25(4), 458-465. DOI https://doi.org/10.5755/j01.ee.25.4.6494

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Corrêa, F., Alexandre Teixeira Dias, Jersone Tasso Moreira Silva, & Dárlinton Barbosa Feres Carvalho. (2025). Temas de enlace entre Gestão do Conhecimento e Inteligência Artificial. Revista Gestão & Tecnologia, 25(5), 108–129. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i5.3242

Edição

Seção

ARTIGO