Reações do mercado acionário brasileiro às greves dos caminhoneiros: um estudo de evento

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i5.2672

Keywords:

Estudo de evento, Gestão de riscos na cadeia de suprimentos, Greve dos caminhoneiros.

Abstract

Objetivo do estudo: Detectar a ocorrência de retorno anormal significativo nos preços das ações dos diferentes setores empresariais relacionados na B3 na ocasião das rupturas ocasionadas pelas principais greves dos caminhoneiros dos últimos anos.

Metodologia/abordagem: Através do estudo de evento, foram analisadas quatro greves dos caminhoneiros ocorridas nos últimos anos no território brasileiro.

Originalidade/Relevância: Não foram encontrados artigos que analisaram os efeitos das greves através do estudo de eventos no contexto brasileiro.

Principais resultados: Os resultados apontam que os setores reagiram de maneira diferente em cada uma das greves. Ao analisar o resultado acumulado dos quatro eventos, foi constatada a presença de um retorno anormal negativo e significativo ao nível de 10% na janela que representa os seis dias acumulados antes dos eventos (-6, 0), o que aponta que o mercado antecipou a reação às greves.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este trabalho contribui para o tema analisando o comportamento do mercado acionário frente a rupturas na cadeia de suprimentos do tipo greves dos caminhoneiros.

Author Biographies

Eder Rech, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão pela Universidade Federal do Paraná.

Rodrigo Oliveira Soares, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Administração. Professor do departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná.

References

Ball, R. & Brown, P. (1968). An empirical analysis of accounting income numbers. Journal of Accounting Research, v. 6, n. 2, p. 159-178. DOI: https://doi.org/10.2307/2490232.

Ballou, R. H. (2007). Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman.

Barbosa, S. C. & Barros, T. de S. (2021). Reação do mercado acionário frente às catástrofes envolvendo a mineradora Vale S.A: um estudo de evento. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 13, n. 2, p. 64-94. DOI: https://doi.org/10.5380/rcc.v13i2.78954.

Benninga, S. (2008). Financial Modeling. 3. ed. Cambridge: MIT Press.

Brown, S. J. & Warner, J. B. (1985). Using daily stock returns: the case of event studies. Journal of Financial Economics, v. 14, n. 1, p. 3-31.

Campbell, J. Y., Lo, A. W. & Mackinlay, A. C. (1997). The Econometrics of Financial Markets. New Jersey: Princeton University Press.

Christopher, M. & Rutherford, C. (2004). Creating supply chain resilience through agile six sigma. Critical Eye. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=fed07b4acd8ebd3cad0bbc066eeec7b07d6f2b1a. Acesso em: 12 fev. 2023.

Confederação Nacional do Transporte (CNT). Boletim Estatístico – CNT – Fevereiro de 2019. Brasília: CNT, 2019. Disponível em: https://www.cnt.org.br/boletins. Acesso em: 10 jan. 2023.

Dixit, V., Seshadrinath, N. & Tiwari, M. K. (2016). Performance measures based optimization of supply chain network resilience: a NSGA-II þ Co-Kriging approach. Computers & Industrial Engineering, v. 93, p. 205-214. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cie.2015.12.029.

Dolley, J. C. (1933). Characteristics and procedure of common stock split-ups. Harvard Business Review, v. 11, p. 316-326.

Fama, E. F. et al. (1969). The Adjustment of Stock Prices to New Information. International Economic Review, v. 10, n. 1, p. 1-21. DOI: https://doi.org/10.2307/2525569.

Handfield, R. & Maccormack, K. (2007). Supply chain risk management: minimizing disruptions in global sourcing. New York: Auerbach Publications.

Hendricks, K. B. & Singhal, V. R. (2003). The effect of supply chain glitches on shareholder wealth. Journal of Operations Management, v. 21, n. 5, p. 501-522. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jom.2003.02.003.

Jayaram, J., Kannan, V. R. & Tan, K. C. (2004). Influence of initiators on supply chain value creation. International Journal of Production Research, v. 42, n. 20, p. 4377-4399. DOI: https://doi.org/10.1080/00207540410001716516.

Kumar, S., Liu, J. & Scutella, J. (2015). The impact of supply chain disruptions on stockholder wealth in India. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 45, n. 9/10, p. 938-958. DOI: https://doi.org/10.1108/IJPDLM-09-2013-0247.

Lamb, R. P. (1995). An Exposure-Based Analysis of Property-Liability Insurer Stock Values around Hurricane Andrew. The Journal of Risk and Insurance, v. 62, n. 1, p. 111-123. DOI: https://doi.org/10.2307/253695.

Pereira, M. L. (2021). Falta de comida e combustível: relembre outras greves de caminhoneiros. Folha de S. Paulo, São Paulo, 31 out. 2021. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/10/31/greve-dos-caminhoneiros-relembre-paralisacoes-anteriores.htm. Acesso em: 09 out. 2022.

Pettit, T. J., Fiksel, J. & Croxton, K. L. (2010). Ensuring supply chain resilience: development of a conceptual framework. Journal of Business Logistics, v. 31, n. 1, p. 1-21. DOI: https://doi.org/10.1002/j.2158-1592.2010.tb00125.x.

Renaux, P. (2018). Greve dos caminhoneiros leva indústria a ter a maior queda desde 2008. Agência IBGE, 04 jul. 2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21622-greve-dos-caminhoneiros-leva-industria-a-ter-a-maior-queda-desde-2008. Acesso em: 20 nov. 2022.

Sheffi, Y. & Rice Jr., J. B. (2005). A Supply Chain View of the Resilient Enterprise. MIT Sloan Management Review, v. 47, n. 1, p. 41-48. Disponível em: http://web.mit.edu/scresponse/repository/Sheffi_Rice_SC_View_of_the_Resilient_Enterprise_Fall_2005.pdf. Acesso em: 11 out. 2022.

Shelor, R. M., Anderson, D. C. & Cross, M. L. (1990). The Impact of the California Earthquake on Real Estate Firms' Stock Value. The Journal of Real Estate Research, v. 5, n. 3, p. 335-340. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/44095316. Acesso em: 05 out. 2022.

Snoeck, A., Udenio, M. & Fransoo, J. C. (2019). A stochastic program to evaluate disruption mitigation investments in the supply chain. European Journal of Operational Research, v. 274, n. 2, p. 516-530. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2018.10.005.

Soares, R. O., Rostagno, L. M. & Soares, K. T. C. (2002). Estudo de eventos: o método e as formas de cálculo do retorno anormal. In: ENCONTRO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD). Anais... Salvador: ANPAD, 2002.

Thun, J. H. & Hoenig, D. (2011). An empirical analysis of supply chain risk management in the German automotive industry. International Journal of Production Economics, v. 131, n. 1, p. 242-249. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2009.10.010.

Tolotti, R. (2013). Gerdau sobe 5%, OGX despenca 29% e Oi recua 7,7%. Infomoney, 01 jul. 2013. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/mercados/gerdau-sobe-5-ogx-despenca-29-e-oi-recua-77-veja-destaques/. Acesso em 19 dez. 2023.

Tukamuhabwa, B. R. et al. (2015). Supply chain resilience: definition, review and theoretical foundations for further study. International Journal of Production Research, v. 53, n. 18, p. 5592-5623. DOI: https://doi.org/10.1080/00207543.2015.1037934.

Published

2024-11-12

How to Cite

Rech, E., & Soares, R. O. (2024). Reações do mercado acionário brasileiro às greves dos caminhoneiros: um estudo de evento. Journal of Management & Technology, 24(5), 63–86. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i5.2672

Issue

Section

ARTIGO