Análise da Viabilidade da Seleção de Fundos de Investimentos em Ações Baseado no Alfa: um estudo de caso do mercado brasileiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i3.2466

Keywords:

Índice de Sharpe, Fundo de Investimento, Factor Investing

Abstract

Objetivo do Estudo: Tendo em vista a relevância de estudos acerca de opções de elaboração de investimentos com uma eficiência superior ao benchmark de mercado, o propósito deste trabalho é apresentar uma forma sistemática de investimento em fundos de ações no mercado brasileiro a partir da utilização do alfa de Jensen e do Índice de Sharpe em um período anterior como sinalizador de performance futura de fundos.

Metodologia: Para as análises, foram filtrados 1.778 fundos, dentre os em atividade, durante os anos de 2010 a 2021, sendo posteriormente aplicadas regressões utilizando modelo de 4 fatores, proposto por Cahart (1997), no intuito de selecionar os melhores fundos para investimento.

Originalidade/Relevância: Destaca-se a proposta de uma estratégia de fácil replicabilidade no mercado nacionais bem como a preocupação de alinhamento entre resultados empíricos do estudo com sua aplicação prática. Além disso, o estudo fornece como contribuição teórica a verificação da aplicabilidade de medidas tradicionais de Finanças para avaliação de fundos e seu desempenho efetivo na seleção de fundos de ações.

Principais Resultados: Os resultados corroboram a utilização do Índice de Sharpe e Alfa de Jensen com preditores de desempenho futuro dos fundos de ações, corroborando a Moderna Teoria Financeira. Ademais, as estratégias elaboradas apresentaram performance superior ao mercado, refletindo assim sua validade para fins de arbitragem. Por fim, a partir de 50.000 simulações, foi constatada a robustez dos resultados e, por consequência, a validação da estratégia elaborada.

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Published

2024-08-23

How to Cite

Barbato Tanuri, J. P., Costa Corrêa, A. C., & Pereira Alves de Abreu, D. (2024). Análise da Viabilidade da Seleção de Fundos de Investimentos em Ações Baseado no Alfa: um estudo de caso do mercado brasileiro. Journal of Management & Technology, 24(3), 53–84. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i3.2466

Issue

Section

ARTIGO