Aspectos Influentes na Decisão de Compra de Bens de Luxo: Estudo do Comportamento do Consumidor de Alta Renda de Belo Horizonte

Authors

  • Tiago da Costa Carvalho
  • José Marcos Carvalho de Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2009.v9i2.240

Abstract

A palavra luxo causa interesse, despertando o desejo e incentivo ao consumo por parte dos indivíduos. Objetivou-se com o estudo, analisar as percepções dos consumidores de bens de luxo da região Centro-Sul de Belo Horizonte. Por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com a realização de um Grupo Focal, procurou-se conhecer os principais aspectos que influenciam suas decisões de compra. Concluiu-se que os aspectos decisivos para a aquisição de um bem de luxo são: o desejo de se possuir determinado bem, a importância da imagem da marca, a busca pelo prazer no ato de adquirir o produto e o contexto social, no qual esses consumidores estão inseridos. Esses resultados poderão servir de base qualitativa para futuras ações de marketing e gestão de empresas belohorizontinas do segmento de luxo, com o intuito de que possam planejar estratégias para melhor atingirem e atenderem a esse seleto e exigente público.

Published

2010-12-20

How to Cite

Carvalho, T. da C., & Mesquita, J. M. C. de. (2010). Aspectos Influentes na Decisão de Compra de Bens de Luxo: Estudo do Comportamento do Consumidor de Alta Renda de Belo Horizonte. Journal of Management & Technology, 9(2), 1–18. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2009.v9i2.240