Propositura teórica de um modelo de avaliação de qualidade percebida de um evento de esporte escolar.

Authors

  • Marcelo Lourenço Universidade Uninove
  • Otávio Bandeira De Lamônica Freire Uninove/Usp

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1453

Keywords:

administração, comportamento do consumidor, gestão,

Abstract

Atualmente existe um grande interesse na identificação das dimensões da qualidade percebida pelo consumidor de serviços em diferentes setores. Este artigo executa um levantamento da literatura, para poder entender e avaliar as dimensões da qualidade percebida no contexto do esporte escolar na visão do praticante. As dimensões encontradas foram selecionadas segundo um pensamento integrativo entre gestão e os aspectos pedagógicos ligados ao evento esportivo e a educação. A metodologia aplicada é uma revisão sistemática da literatura, por meio de uma pesquisa nas maiores bases de dados disponíveis filtrados pela data, número de citações e índice de relevância do periódico e maior relação com o tema. Desta feita, os antecedentes encontrados foram Estrutura, Serviços, Aspectos Individuais e Aspectos Sociais. Na composição da dimensão dos Aspectos Sociais foi incorporado o fator Aspecto Pedagógico pela total aderência ao objetivo deste artigo.

Author Biographies

Marcelo Lourenço, Universidade Uninove

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro(1995), especialização em Baloncesto e Condicionamento Físico pelo Instituto Superior de Cultura Fisica Manuel Fajardo(2000), especialização em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho(2012) e especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Gama Filho(2013). Atualmente é DIretor Técnico da Liga de Esportes Escolares LE2.

Otávio Bandeira De Lamônica Freire, Uninove/Usp

É doutor em Gestão da Comunicação pela USP (2009), possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996), especialização em Marketing pela ESPM (1998), mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista (2007) e mestrado em Educação pela Universidade de Cuiabá (2002). Atualmente é Professor da Linha de Marketing do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE, Professor Doutor referência MS-3 do Curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - PPGCOM-ECA/USP. É Editor-Chefe da Revista Brasileira de Marketing - ReMARK. Tem experiência nas áreas de Marketing e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marcas e efeitos da propaganda no consumidor e na sociedade.

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Published

2018-08-21

How to Cite

Lourenço, M., & Freire, O. B. D. L. (2018). Propositura teórica de um modelo de avaliação de qualidade percebida de um evento de esporte escolar. Journal of Management & Technology, 18(3), 141–160. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1453