Modelagem computacional para avaliação de cenários sobre a reciclagem de papel em uma Instituição de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1404Keywords:
Reciclagem, Instituição de Ensino Superior, Modelagem Computacional, Dinâmica de SistemasAbstract
Cada vez mais se discute iniciativas que visam à preservação do meio ambiente e nessa busca de alternativas à reciclagem se mostra extremamente importante como uma forma de reaproveitamento de materiais que seriam descartados. Dentre os materiais reciclados destaca-se o papel pela sua representatividade no meio ambiente já que ao reciclar muitas árvores deixam de ser cortadas. Assim, o presente artigo tem como objetivo desenvolver um modelo computacional através da construção de cenários com a finalidade de analisar o quanto pode ser poupado de recursos naturais numa Instituição de Ensino Superior (IES) com a utilização da reciclagem do papel. Para isso, adotou-se um modelo de simulação computacional utilizando a metodologia System Dynamics. Os resultados gerados podem auxiliar a gestão no processo de sensibilização da comunidade acerca da importância da reciclagem demonstrando, de forma quantitativa, o quanto pode ser poupado e/ou desperdiçado de recursos no horizonte de tempo estudado (oito anos).References
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