Copa do mundo de futebol 2014: análise do impacto da receita e volume de vendas do comércio, dos serviços e da produção industrial nos estados brasileiros

Authors

  • Tatiane Salete Mattei UNIOESTE- CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO -PP http://orcid.org/0000-0003-1652-0695
  • Gilmar Ribeiro de Mello UNIOESTE- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO- PR , BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i1.1072

Keywords:

Indústria. Comércio. Serviços. Copa do Mundo.

Abstract

O objetivo do estudo é verificar se a Copa do Mundo de Futebol 2014 impactou no volume de vendas e receita nominal do comércio varejista, na receita de serviços e na produção industrial nos estados brasileiros que foram e os que não foram sede dos jogos. É analisado o comportamento dessas variáveis no período de realização, e nos 20 e 3 meses anteriores e posteriores à Copa do Mundo. Foi utilizado o Teste t e Teste de Wilcoxon. Na comparação das variáveis no período de 20 e 3 meses antes e depois da Copa não se verificou grandes diferenças nos estados sede para os que não foram sede do evento. Com poucas exceções pode-se concluir que nos dois meses de realização do evento os valores da receita e volume de vendas do comércio varejista, receita de serviços e produção industrial se apresentaram menores comparados aos dois meses anteriores e posteriores. 

Author Biographies

Tatiane Salete Mattei, UNIOESTE- CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO -PP

GRADUADA EM CIENCIAS ECONOMICAS PELA UNIOESTE- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO PR, BRASIL EM 2014. ATUALMENTE MESTRANDA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL PELA MESMA INSTITUIÇÃO.

 

BOLSISTA CAPES

Gilmar Ribeiro de Mello, UNIOESTE- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO- PR , BRASIL

Doutor e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo - FEA/USP; Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, atuando no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (Campus de Francisco Beltrão,, PR, BRASIL), no Mestrado em Contabilidade (Campus de Cascavel) e nos cursos de graduação em Administração e Ciências Econômicas. Atualmente é Diretor Geral do Campus da Unioeste de Francisco Beltrão, PR, BRASIL. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão, Estratégia, Inovação e Contabilidade (GEIC). Editor Científico da revista Gestão e Desenvolvimento em Revista - G&D em revista. Tem experiência na área de Contabilidade e Administração, com ênfase em Contabilidade Gerencial e Gestão Pública

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Published

2017-04-27

How to Cite

Mattei, T. S., & Mello, G. R. de. (2017). Copa do mundo de futebol 2014: análise do impacto da receita e volume de vendas do comércio, dos serviços e da produção industrial nos estados brasileiros. Journal of Management & Technology, 17(1), 207–231. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i1.1072