Uma Ferramenta para Apoiar a Seleção de Dados no Processo de Descoberta de Conhecimento em Bancos de Dados de Produção Acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i1.822Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Pós-graduação, Instituições de Ensino Superior, Descoberta do Conhecimento em Bancos de Dados, ScriptLattesResumo
A produção da pós-graduação stricto sensu brasileira é importante fonte geradora de conhecimento, mas há dificuldades em recuperar dados de maneira direta, para análises sobre a produção de universidades, áreas de conhecimento ou regiões geográficas específicas. O objetivo deste relato técnico é o de construir uma ferramenta que cria listas de entrada automatizadas para recuperar informações e gerar conhecimento sobre a produção científica de docentes da pós-graduação brasileira, por meio do programa ScriptLattes. A implementação da ferramenta proposta possibilita a geração de conhecimentos que podem apoiar análises de produção acadêmica e redes de colaboração de pesquisadores, projetos de pesquisa e desenvolvimento, formação de equipes multidisciplinares, elaboração de políticas e currículos, acompanhamento e avaliação de programas.
Referências
Akim, É. K., Mergulhão, R. C., & Borrás, M. Á. A. (2013). Proposta de análise de falhas na coleta de informações para a avaliação de programas de pós-graduação baseada no FMEA. Revista Eletrônica Produção & Engenharia, 5(1), 500–518.
Almeida, M. H. T. de. (2010, dezembro). A Pós-Graduação no Brasil: onde Está e para onde Poderia Ir, em PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (PNPG) 2011-2020 Documentos Setoriais Volume II. DTI/CGD/CAPES.
Bernheim, C. T., & Chaui, M. de S. (2003). Challenges of the university in the knowledge society, five years after the World Conference on Higher Education. In Paper produced for the UNESCO Forum Regional Scientific Committee for Latin America and the Caribbean (UNESCO Forum Occasional Paper Series N 4).
Biancolino, C. A., Kniess, C. T., Maccari, E. A., & Rabechini Jr., R. (2012). Protocolo para elaboração de relatos de produção técnica. Revista de Gestão e Projetos - GeP, 3(2), 294–307.
CAPES/MEC. (2008, junho 17). CAPES - História e missão [Institucional]. Recuperado 24 de setembro de 2014, de http://www.capes.gov.br/historia-e-missao
CAPES/MEC. (2010, dezembro). Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 Volume I. DTI/CGD/CAPES.
CAPES/MEC. (2014, julho 25). Coleta de Dados - Conceitos e orientações - Versão 1.5.
Cardoso, O. N. P., & Machado, R. T. M. (2008). Gestão do conhecimento usando data mining: estudo de caso na Universidade Federal de Lavras. Revista de AdministraçãoPública, 42, 495 – 528.
Chapman, P., Clinton, J., Khabaza, T., Reinartz, T., & Wirth, R. (1999). The CRISP-DM process model. The CRIP–DM Consortium, 310.
Davenport, T. H., & Prusak, L. (2013). Working Knowledge: How Organizations Manage What They Know. Harvard Business Press.
Fayyad, U., Piatetsky-Shapiro, G., & Smyth, P. (1996). From data mining to knowledge discovery in databases. AI magazine, 17(3), 37.
Fayyad, U., Piatetsky-Shapiro, G., Smyth, P., & others. (1996). Knowledge Discovery and Data Mining: Towards a Unifying Framework. In KDD (Vol. 96, p. 82–88).
Ferraz, R. R. N., Quoniam, L. M., & Maccari, E. A. (2014). A Utilização Da Ferramenta Scriptlattes Para Extração E Disponibilização On Line Da Produção Acadêmica De Um Programa De Stricto Sensu Em Administração. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 11(24). http://doi.org/10.5748/9788599693100-11
Flick, U. (2009). An Introduction to Qualitative Research. SAGE Publications. Recuperado de http://books.google.com.br/books?id=sFv1oWX2DoEC
Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa (4o ed). São Paulo: Atlas.
Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, 35(2), 57–63.
Guedes, C. A. (2001). CURRÍCULO LATTES Perguntas e Respostas. Recuperado 24 de setembro de 2014, de http://www.pucrs.campus2.br/manuais/dicas_lattes.pdf
Lane, J. (2010). Let’s make science metrics more scientific. Nature, 464(7288), 488–489.
Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de metodologia científica. In Fundamentos de metodologia científica. Atlas.
Martins, C., Maccari, E. A., Storopoli, J. E., & Andrade, R. O. B. (2013). Influência das estratégias e recursos para o desenvolvimento dos programas de pós-graduação da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no período de 2001 a 2009. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 6(3), 146–168.
Mena-Chalco, J. P., & Cesar Junior, R. M. (2009). ScriptLattes: an open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, 15, 31 – 39.
Mena-Chalco, J. P., & Junior, R. M. C. (2011). Prospecção de dados acadêmicos de currículos Lattes através de scriptLattes. Capítulo do livro Bibliometria e Cientometria: reflexões teóricas e interfaces (in press). São Carlos: Pedro & João, 1–20.
Moreira, I., & Massarini, L. (2002). Ciência e Público. UFRJ.
Moritz, G. de O., Pereira, M. F., Moritz, M. O., & Maccari, E. A. (2013). A Pós-Graduação brasileira: evolução e principais desafios no ambiente de cenários prospectivos. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 5(2), 03–34.
Neves, R. de C. D. das. (2003). Pré-processamento no processo de descoberta de conhecimento em banco de dados. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.
Pacheco, R. C. dos S., & Kern, V. M. (2001). Uma ontologia comum para a integração de bases de informações e conhecimento sobre ciência e tecnologia. Ci. Inf, 30(3), 56–63.
Quoniam, L., & Ferraz, R. R. N. (2014). Extração e Disponibilização On-Line de Indicadores de Desempenho e Prospecção dos Resultados das Pesquisas em Dengue Realizadas pela Comunidade Científica Brasileira por meio da Utilização da Ferramenta Computacional Scriptlattes. Apresentado em XXXVIII Encontro da ANPAD.
Sagan, C. (1996). O mundo assombrado por demônios. A ciência vista como uma vela na escuridão. São Paulo: Editora Cia das Letras.
Schiessl, J. M. (2007). Descoberta de conhecimento em texto aplicada a um sistema de atendimento ao consumidor. 2007. 106p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília.
Sidone, O. J. G. (2013). Análise espacial da produção e das redes de colaboração científica no Brasil: 1990-2010. Universidade de São Paulo.
Sidone, O. J. G., Haddad, E. A., & Mena-Chalco, J. (2014). Padrões de Colaboração Científica no Brasil: O Espaço Importa? In Anais do XLI Encontro Nacional de Economia. ANPEC-Associação Nacional dos Centros de Pósgraduação em Economia.
Theóphilo, C. R., & Martins, G. A. (2009). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas (2o ed). São Paulo: Atlas.
Valentim, M. L. P. (2002, agosto). Inteligência Competitiva em Organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, 3(4). Recuperado de http://www.dgz.org.br http://www.dgzero.org
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.