Acompanhamento da Carteira de Pequenos Projetos

Autores/as

  • Lívia Sutto Arcalá USP
  • Renato de Oliveira Moraes USP

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2010.v10i2.74

Resumen

Este artigo apresenta a implantação de procedimentos para o controle da carteira de projetos na unidade brasileira de uma companhia multinacional de alimentos. A carteira tem aproximadamente 150 projetos que geram uma redução de custos de cerca de 10 milhões de euros por ano. Embora a carteira seja controlada pela área de suprimentos, há muitas outras áreas envolvidas na execução dos projetos, o que gera problemas de gestão na relação entre as elas. A duração estimada desses projetos varia entre 6 e 12 meses, e aproximadamente 60% tinha uma expectativa do atraso. Além disso, não havia um fluxo regular de informação que permitisse saber, em um determinado momento, a situação de cada projeto. Isso significa que alguns projetos, pela eventual mudança de prioridade, eram interrompidos e esquecidos pelos envolvidos. O sistema de informação desenvolvido usa o modelo do valor adquirido (earned value) para avaliar o desempenho dos projetos e de grupos de projetos. Também tornou possível avaliar os resultados dos projetos e compará-los com os objetivos estabelecidos.

Biografía del autor/a

Lívia Sutto Arcalá, USP

Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Renato de Oliveira Moraes, USP

Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Publicado

2010-10-03

Cómo citar

Sutto Arcalá, L., & de Oliveira Moraes, R. (2010). Acompanhamento da Carteira de Pequenos Projetos. Revista Gestão & Tecnologia, 10(2), 1–14. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2010.v10i2.74