Dimensões de Consciência dos Consumidores no Processo de Reciclagem do Lixo Eletrônico (E-WASTE)
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i3.699Palavras-chave:
E-waste, tecnologia, consumo verdeResumo
O crescente uso de artigos tecnológicos trouxe um novo tipo de lixo para o meio ambiente, os lixos eletroeletrônicos (e-waste) e o questionamento do que fazer com ele. Este estudo objetivou analisar as dimensões que compõem o comportamento de consumo de produtos eletrônicos e a relação com o nível de consciência no processo de reciclagem por alunos graduandos em Administração enquanto consumidores e futuros gestores. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com 166 respondentes, com uso de técnicas de análise multivariada, com análise fatorial exploratória, análise de conglomerados e análise discriminante. Foram identificadas cinco dimensões que explicam a prática da reciclagem do e-waste: ações estratégicas das empresas, benefícios gerados pela reciclagem, barreiras para a prática da reciclagem, presença de pontos de reciclagem e motivação em reciclar. Concluiu-se que a consciência acerca do e-waste é compreendida de diferentes formas e que, apesar da contribuição ser uma medida socialmente aceita, é pouco praticada.
Referências
Carpanez, J. Saiba o que fazer na hora de descartar seu eletrônico usado. Disponível em <http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,mul615099-6174,00-saiba+o+que+fazer+na+hora+de+descartar+seu+eletronico+usado.html>. Acesso em 03 de dezembro de 2012.
Celinski, T. M.; et al. (2011), Perspectivas para reuso e reciclagem do lixo eletrônico. Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, (2).
Cherobino, V. TI Verde: como reduzir gasto de energia e resíduos em PCs? Computerworld, 2007. Disponível em <http://migre.me/7u3fK>. Acesso em 05 de novembro de 2012.
Chung, S. S., Lau, K. Y., & Zhang, C. Generation of and Control Measures for, Ewaste in Hong Kong. Waste Management. v. 31, p. 544-554, 2011.
Corrar, L. J., Paulo. E., & Dias Filho, J. M. (2007). Análise Multivariada para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras: São Paulo: Atlas.
Davis, G., & Herat, S. (2008). Eletronic waste: The local government perspective in Queensland, Australia. Resources, Conservation and Recycling. (52), 1031-1039.
Dias, V. USP utilizará micros ambientalmente sustentáveis e com "selo verde". Disponível em <http://www.usp.br/agen/UOLnoticia.php?codntc=22086&codnucjrn=4>. Acesso em 15 de novembro de 2011.
Dias, R. (2008). Marketing ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. São Paulo: Atlas.
Faul, F. et al. (2007). G*Power 3: A flexible power analysis program for the social, behavioral, and biomedical sciences. Behavior Research Methods. 39(2), 175-191.
Fávero, L. P., Belfiore, P., Silva, F. L., & Chan, B. L. (2009). Análise de Dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Campus.
Freitas, R. F. de. Veja onde descartar objetos obsoletos, como celulares e lâmpadas. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/925015-veja-onde-descartar-objetos-obsoletos-como-celulares-e-lampadas.shtml>. Acesso em 06 de novembro de 2012.
Gonçalves-Dias, S. L. F., & Moura, C. (2007). Consumo Sustentável: Muito Além do Consumo “Verde”. In: XXXI Enanpad - Encontro dos programas de pós-graduação em Administração, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXXI Enanpad.
GREENPEACE(a). Greener Eletronics. Disponível em <http://www.greenpeace.org/international/campaigns/toxics/electronics>. Acesso em 09 de novembro de 2012.
_________________________(c). Where does e-waste end up? Disponível em <http://www.greenpeace.org/international/campaigns/toxics/electronics/where-does-e-waste-end-up>. Acesso em 09 de novembro de 2012.
Hair, J. F. Jr.; Anderson, R. E.; Tathan, R. L.; Black, W. C. (2009). Análise Multivariada de Dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman.
Kahhat, R., Kim, J., Xu, M., Allenby, B., Williams, E. & Zhang, P. (2008). Exploring e-waste management systems in the United States. Resources, Conservation and Recycling. (52), 955-964.
Kinnear, T. C, Taylor, J. R & Ahmed, S.A. (1974). Ecologically concerned consumers: who they are? Journal of Marketing, (38), 20-24.
Kotler, P., & Keller, K. (2006). Administração de Marketing (12 Ed). São Paulo: Prentice Hall.
Leite, P. R., Lavez, N., & Souza, V. (2009). Fatores da logística reversa que influem no reaproveitamento do “lixo eletrônico”–um estudo no setor de informática. Anais do SIMPOI.
Mayr, S. et al. (2007). A short tutorial of G*Power. Tutorials in Quantitative Methods for Psychology. 3(2), 51-59.
Maleshefski, T. (2006). It Planner 5 Steps To Green IT. Eweek, 24(32), 40-46.
Mostafa, M. M. (2006). Antecedents of Egyptian Consumers' Green Purchase Intentions'. Journal of International Consumer Marketing, 19(2), 97-126, 2006.
Porter, M. E. (1999). Competição – on competition: estratégias competitivas essenciais. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus.
Ottman, J. (1993). Marketing Verde: desafios e oportunidades para a nova era do marketing. São Paulo, Makron Books.
Portilho, F. (2005). Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez.
Roberts, J. A. (1993). Sex differences in socially responsible consumers' behavior. Psychological Reports, (73), 139–148.
Robinson, B. H. (2009). E-waste: An assessment of global production and environmental impacts. Science of The Total Environment, 408(2).
Rodrigues, Â. C. (2007). Impactos socioambientais dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos: estudo da cadeia pós-consumo no Brasil. Tese de Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.
Saphores, J. D. M., Nixon, H., Ogunseitan, O. A., & Shapiro, A. A. (2009). How much e-waste is there in US basements and attics? Results from a national survey. Journal of Environmental Management, (90), 3322-3331.
Seroa Da Motta, R. (2002). Social and economic aspects of CDM options in Brazil. In: BARANZINI, A.; BUERGENMEIER, B. (Eds.). Climate change: issues and opportunities for developing countries, special issue. International Journal of Global Environmental Issues, 2 (3/4).
SBRT – Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas. Descarte de peças obsoletas de computadores. São Paulo, 2006. Disponível em <http://sbrtv1.ibict.br/upload/sbrt3705.pdf?PHPSESSID=8c7214d178f13a69f57eda26c09db02e>. Acesso em 02 de dezembro de 2012.
Turban, E., Mclean, E. & Wetherbe, J. (2004). Tecnologia da informação para gestão (3. ed). Porto Alegre: Bookmam.
Wang, Z., Zhang, B., Yin, J. & Zhang, X. (2011). Willingness and behavior towards e-waste recycling for residents in Beijing city. Journal of Cleaner Production, (19), 977-984.
Webster JR., F.E. (1975). Determining the characteristics of the socially conscious consumer. Journal of Consumer Research, 2(3), 188-196.
Widmer, R.; Krapf, H. O.; Khetriwal, D. S.; Schnellmann, M.; Boni, H. Global perspectives on e-waste. Environmental Impact Assessment Review. v. 25, p. 436-458, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.