Gestão do Conhecimento em Agência de Fomento á Pesquisa: Proposição de um Modelo Aplicado

Autores

  • Elson de Abreu Rocha Júnior
  • Eloísa Helena Rodrigues Guimarães
  • Ester Eliane Jeunon Fundação Pedro Leopoldo - FPL, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i3.666

Resumo

Este relato tem como objetivo apresentar um modelo baseado nos pressupostos de Gestão do Conhecimento aplicado aos processos de negócio da FAPEMIG. Para o desenvolvimento do trabalho adotou-se uma metodologia qualitativa e exploratória. Por meio do método de estudo de caso, 14 entrevistas com roteiros semiestruturados foram realizadas com os servidores dos departamentos ligados ao processo de apoio a projetos de pesquisa, além das entrevistas com o Presidente e com o Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças. Os principais resultados indicaram que, embora o discurso dos entrevistados aponte que a agência possua o conhecimento necessário às atividades operacionais, existem problemas quanto à comunicação interna que afetam o processo de negócio, provavelmente causados pela rotatividade de pessoal e pela não explicitação e compartilhamento de informações e conhecimentos. O modelo desenvolvido é composto de quatro dimensões integradas pela GC: Infraestrutura Organizacional e Tecnologia, Pessoas e Cidadão/Sociedade. Acredita-se que o modelo possa contribuir positivamente para que a agência atenda à crescente demanda e aumente sua eficiência.  

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Publicado

2014-12-10

Como Citar

Júnior, E. de A. R., Guimarães, E. H. R., & Jeunon, E. E. (2014). Gestão do Conhecimento em Agência de Fomento á Pesquisa: Proposição de um Modelo Aplicado. Revista Gestão & Tecnologia, 14(3), 244–260. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i3.666

Edição

Seção

RELATO TÉCNICO