Indução de Inovações em Serviços: Qual o Papel das Compras Governamentais?

Autores

  • Marina Figueiredo Moreira Universidade de Brasília - UnB
  • Eduardo Raupp de Vargas CESS/COPPEAD/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i2.661

Palavras-chave:

Inovação, Gestão, Serviços

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar a relação entre a prestação de serviços de software ao governo federal e o surgimento de inovações nas empresas desenvolvedoras. Adota-se uma abordagem integradora para o estudo da inovação em economias de serviços e utiliza-se o Chain-Linked Model como modelo para a compreensão do processo de indução. Tem-se um estudo de casos múltiplos, com dez unidades de análise. Coletam-se dados por entrevistas semi-estruturadas com profissionais de perfis estratégico e técnico identificando inovações em três momentos: pré-venda, prestação de serviços e pós-venda. Utiliza-se codificação temática para a construção de categorias para a análise dos dados coletados. Os resultados apontam surgimento de inovações apesar da não intencionalidade em sua indução. As soluções inovadoras desenvolvidas mostram-se mais voltadas ao atendimento a parâmetros burocráticos que à obtenção de benefício econômico, o que restringe sua difusão no mercado e limita sua aplicação à esfera governamental.

 

Palavras-chave: Inovação em serviços; Compras governamentais; Compras para a inovação; Indução de inovações; Serviços de software.

Biografia do Autor

Marina Figueiredo Moreira, Universidade de Brasília - UnB

PHD em Sciences de Gestion pela Université Aix-Marseille (França). Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília - UnB. Professora Adjunta do Departamento de Administração da UnB. Membro da RESER - European Association for Research on Services. Líder do LinSe - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inovação e Serviços na Universidade de Brasília. Tem pesquisas relacionadas a Inovação, Inovação em Serviços, Inovação em Software, Políticas Públicas para Inovação, Compras Governamentais para a Inovação e Mudança e Inovação em Serviços.

Eduardo Raupp de Vargas, CESS/COPPEAD/UFRJ

Possui graduação em Ciências Econômicas (1994), Especialização em Economia Política (2000), Mestrado (2002) e Doutorado em Administração (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Doutorado em Administração (2014) pelo COPPEAD/UFRJ. O Doutorado foi realizado em cotutela com a Université des Sciences et Technologies de Lille, França, obtendo o título de Doutor em Economia Industrial pela universidade francesa. É professor-adjunto da Universidade de Brasília, onde atua no Departamento de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração da FACE/UnB. Foi professor-visitante da Université Paul Cézanne (Aix-Mairseille 3), em Aix-en-Provence, França. Na gestão da Universidade de Brasília atuou como chefe do Departamento de Administração (2008-2011), Decano (Pró-Reitor) de Assuntos Comunitários e de Administração e Finanças (2011-2012) Seu principal tema de pesquisa é a Inovação em Serviços e o papel dos Serviços no Sistema de Inovação. Decorrem desta temática pesquisas sobre diversos ramos dos serviços, públicos e privados, com destaque para os serviços hospitalares, além de investigações sobre modelos de gestão da inovação em serviços e sobre as políticas públicas voltadas para a inovação e para o setor de serviços. Leciona disciplinas na área de Gestão da Inovação e Inovação em Serviços (públicos e privados). É pesquisador do CESS/COPPEAD/UFRJ.

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Publicado

2015-10-06

Como Citar

Moreira, M. F., & de Vargas, E. R. (2015). Indução de Inovações em Serviços: Qual o Papel das Compras Governamentais?. Revista Gestão & Tecnologia, 15(2), 186–210. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i2.661

Edição

Seção

ARTIGO