Curtir mais, Pagar menos – Adoção às Compras Coletivas pelo Consumidor Final
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i2.607Palavras-chave:
Sites de Compras Coletivas, Adoção Tecnológica, Equações EstruturaisResumo
Com o objetivo de identificar os fatores que levam o cidadão à intenção de utilizar sites de compra coletiva, foi realizado um survey com 224 cidadãos na cidade de São Paulo, empregando como base as variáveis de modelos de adoção tecnológica existentes na literatura. A técnica de análise empregada consistiu no uso de modelagem por equações estruturais. Os resultados demonstraram que o Hábito é o principal fator de influência, seguido da Percepção de Segurança, Benefício Percebido e Influência Social. A pesquisa apresenta contribuições acadêmicas e para o mercado. Em termos acadêmicos, apresentou elevados valores preditivos para uma nova modalidade de negócios. Para o mercado, os resultados podem auxiliar os gestores a conhecer melhor os principais pontos a considerar para que os clientes tenham a intenção e efetivamente utilizem as promoções das compras coletivas, mitigando eventuais problemas de adoção com um maior entendimento sobre seus clientes.
Referências
Venkatesh, V., Thong, J. Y. L., & Xu, X. (2012). Consumer Acceptance and Use of Information Technology: Extending the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. MIS Quarterly, 36(1): 157-178.
Hair, J. F. Jr., Anderson, R.E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2005). Análise Multivariada de Dados. 5 ed., Porto Alegre: Bookman.
Pavlou, P. A. (2004). Building effective online marketplaces with institution-based trust. Information Systems Research, 15(1): 37-59.
Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B., & Davis, F. D. (2003). User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly, 27(3): 425-478.
Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, v.18, pp.39-50.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.