Analisando as Motivações para Aceitação e Adoção de Redes Sociais Virtuais
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i2.456Palavras-chave:
Redes sociais virtuais, Atitude de usar, Intenção comportamentalResumo
O trabalho apresenta resultados originados de uma pesquisa realizada com 179 usuários de redes sociais virtuais com o objetivo de investigar as motivações deles quanto a aceitação e adoção das redes sociais virtuais. O estudo buscou conhecer quais construtos podem ser considerados como antecedentes das atitudes e, consequentemente, quais deles estão relacionados à intenção comportamental de se engajar no uso de redes sociais virtuais. Utilizando-se do modelo de Shin (2010), o qual partiu do modelo proposto por Davis (1989), os dados foram analisados por meio da utilização dos métodos estatísticos. Os resultados confirmaram que há uma correlação entre os construtos Utilidade Percebida, Envolvimento Percebido e Diversão Percebida e o construto Atitude. Ademais, pode-se afirmar que a utilidade percebida, a conectividade percebida, o envolvimento, bem como a diversão percebida em um ambiente virtual podem ser entendidos como antecedentes da atitude em relação a redes sociais virtuais.Downloads
Publicado
2013-08-24
Como Citar
Pinto, M. de R., Salume, P. K., de Freitas, R. C., & Silva, F. A. (2013). Analisando as Motivações para Aceitação e Adoção de Redes Sociais Virtuais. Revista Gestão & Tecnologia, 13(2), 45–71. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i2.456
Edição
Seção
ARTIGO
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.